Oeste Lusitano regressa a Caldas da Rainha numa edição que não vai querer perder


A 8.ª edição do Oeste Lusitano está de volta ao Parque D. Carlos, nas Caldas da Rainha, com um programa com uma forte componente equestre e atividades para todos os gostos.

É já no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de Maio, que a Associação dos Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano do Oeste, em parceria com a Câmara Municipal, trazem até ao jardim no centro da cidade, o festival equestre, com provas de Saltos de Obstáculos, Ensino, Equitação de Trabalho, Concurso de Modelo e Andamentos, Volteio e dança artística.

A todos os presentes será assegurado o contacto com cavalos e outros animais – um cenário que contrasta entre o ambiente urbano e a ruralidade lusitana, tão apreciada pelo povo português.

De entrada no recinto gratuita, os criadores presentes em exposição este ano são:  Coudelaria Félix Inácio da Costa, Coudelaria Carlos Silva, Coudelaria Fernando Fonseca, Casa Agricola Filipe Peseiro, VF Jumping Team, Montejunto Lusitanos, Coudelaria Herdade do Pinheiro, Quinta da Romanzeira, Casa Agrícola Ferreira Sebastião, Coudelaria Paulo M Epifânio, Coudelaria Aníbal Liberal, Coudelaria Abbatiale, Centro Hípico de Alcaria, Coudelaria Isaque Santos, ACCBLI e Coudelaria Bárbara Maurício.

O Concurso de Modelo e Andamentos está marcado para as 18h de sábado (18 de Maio) e vai contar com um Prize Money de 100, 75 e 50€ para os três primeiros classificados em cada uma das classes.

Equitação de Trabalho e Rédeas Longas, são outros dos destaques do programa equestre, que no sábado contará também com as Amazonas de Portugal Inês Conde e Sofia Nunes.

Na noite de sábado, o espectáculo Equus Lusitanus terá início às 22h. Já o espetáculo de encerramento de domingo, pelas 18h, contará com a presença dos cavaleiros do Morgado Lusitano.

Com dois picadeiros destinados a actividades, o Picadeiro 2 irá receber as provas de Dressage e Saltos de Obstáculos.

Luís Matos – que este ano desenhou o cartaz do evento e é a personagem principal no spot publicitário do Oeste Lusitano – volta a ter patente em exposição algumas das suas obras. A Exposição de Pintura, Fotografia e Pintura Digital, conta ainda com trabalho de Paula da Silva e AliaAnor e pode ser vista na Casa dos Barcos.

Oeste Lusitano 2019

O certame tem um programa vasto que inclui várias propostas para todos os gostos. Na vertente espetáculo, o participante do certame vai contar com, entre outras propostas, fados, cavalos e toiros, dança contemporânea, workshops, exposições, artesanato entre outras atividades sem cavalos.

A cerimónia de encerramento decorre no domingo, às 18h30, com um espetáculo do Morgado Lusitano no Picadeiro.

No ano passado o festival Oeste Lusitano recebeu a visita de mais de 90 mil pessoas. Este ano durante os 3 dias irão decorrer workshops de tricot e crochet colchetes com Lúcia Estevão. A zona infantil, localizada no parque das merendas contará com insufláveis, pista de carrinhos, muro de escalada e saltos de elástico.

 

Programa completo:

Sexta-feira
19:30 – POPOUT – Escola Vocacional de dança das Caldas
da Rainha.
19:45 – Zumba – Com a presença do “Oxygen Gym & Fitness”, com as monitoras Joana Fragoso e Rita Lemos; Pimpões com a monitora Patrícia Mendes e com as convidadas Neuza Sara

 

mago e Sandra Martins.
20:45 – Pilates e relaxamento à Luz de Velas – Com a presença do “Oxygen Gym & Fitness” com o monitor Rafael Oliveira; Pimpões com a monitora Rita Ferreira.

Sábado
10:00 / 12:00 – Artesanato Ativo, Mini Workshops de vários Artesãos Expositores Artesanato Vivo
15:30 – “Artesanato Vivo” Passagem de modelos de Artigos executados pelos nossos artesãos
18:00 – Grande Aula Especial de Les Mills GRIT + Body Balance – Balance Club
20:45 – Super Flash ACDR – Arneirense
21:50 – XIU

Domingo
10:15 – Programa Seniores + Exercício Físico
15:15 – Música do Espaço Malhoa – Júlia Valentim & Fernando Lopes