Leiria prepara ciclovia que liga concelhos do distrito e os rios Lena e Lis da nascente à foz


O município de Leiria prepara-se para a construção de uma ciclovia que cruza os concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós e Marinha Grande e que acompanha os rios Lis e Lena, desde a sua nascente até à foz.

O anúncio foi feito pela autarquia e o plano, que envolve aqueles quatro municípios do distrito de Leiria, enquadra-se num projeto de criação de novas ciclovias.

A ciclovia, com cerca de 44 quilómetros, acompanhará as margens dos rios Lena e depois do rio Lis até à foz, na praia da Vieira (Marinha Grande). O projeto deverá avançar “no próximo ano”, segundo comunicado de Raul Castro, presidente da câmara.

A rota terá início na Ribeira de Cima, na nascente do rio Lena, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O objetivo, além de “criar mais um espaço para as pessoas fruírem, em contacto com a natureza”, é também encontrar uma solução de acompanhamento da qualidade das linhas de água. “Queremos que quem use essas ciclovias seja, também, vigilante dos leitos dos rios, que por vezes são contaminados pela ação humana. Contamos que os utilizadores ajudem à vigilância ambiental, alertando para situações anómalas que encontrem”, acrescentou o autarca.

A proposta foi também aprovada por parte das autarquias incluídas na rota. Jorge Vala, presidente da Câmara de Porto de Mós adianta que “será um projeto importante para a coesão territorial da região”.

Foto: Teresa Neto