Roteiro d’O Crime do Padre Amaro regressa sábado a Leiria


Escrito por:

Descobrir a cidade de Leiria sob o prisma de Eça de Queiroz é o convite do Município de Leiria para sábado, 2 de março, com a realização do Roteiro d´O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz, é um romance que se destaca pela peculiaridade de provocar a agitação na sociedade intelectual dos finais do século XIX, ao contar a história do amor proibido de Amaro e Amélia.

Amaro, o pároco recém-chegado à cidade de Leiria, começa a frequentar a casa de Amélia. Ambos nutrem uma paixão avassaladora, que jamais pode ser consumada devido à batina. O desejo é maior e acabam por se entregar às escondidas. A jovem engravida e é abandonada por Amaro. Refugia-se numa quinta nos arredores de Leiria e acaba por falecer no parto.

A paixão proibida de Amaro e Amélia volta a ser recordada nesta rota histórica e literária, que percorre a zona histórica da cidade.

Durante cerca de uma hora, os participantes são convidados a fazer uma viagem ao passado, com passagens nos locais mencionados numa das obras queirosianas mais emblemáticas, que retrata o beatismo de Leiria de finais do século XIX.

Eça de Queiroz foi administrador do concelho em 1870 e foi aqui que fez os primeiros esboços da obra O Crime do Padre Amaro.

O Roteiro d´O Crime do Padre Amaro realiza-se no sábado, dia 2, às 10h30, tendo como local de concentração a Praça Rodrigues Lobo.

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelo endereço de e-mail biblioteca.municipal@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 839 666.

 

Texto: Sofia Fernandes