Carioca Bar – O bar que vai abrilhantar o seu Carnaval

carioca bar_ebanner_armazém bar_carnaval alcobaça

O Carioca Bar reabre já esta sexta-feira, no espaço do antigo Armazém Bar, para animar as míticas noites de Carnaval de Alcobaça!

O projeto nasceu há cinco anos, pelas mãos de quatro amigos que, numa noite de tertúlia, decidiram que estava na altura de dinamizar mais a noite em Alcobaça, que sentem que “está a falecer”. Assim, surgiu o Carioca Bar, um bar pop-up de Carnaval, que celebra este ano o seu quinto aniversário.

carioca_fundadores_carnaval alcobaça
Francisco, Henrique e Manel, três dos fundadores do projeto.

O projeto nasceu por diversão, para celebrar o Carnaval, uma das duas alturas do ano em que os amigos se reúnem e voltam à terra (sendo a outra no Natal), e tem crescido todos os anos.

“Fazemos isto, em primeiro lugar, para nos divertirmos, até porque nenhum de nós faz vida disto, nenhum de nós está ligado ao ramo da noite, cada um tem a sua profissão à parte”, explicam.

Começaram com um espaço pequeno, muito acolhedor e mítico do carnaval de Alcobaça, o antigo Alcopázio, onde estiveram três anos. No quarto ano quiseram expandir um pouco mais, aproveitando um espaço maior no centro da cidade, o antigo café Portugal, que na altura estava fechado. Agora, no quinto aniversário, mudaram-se para o antigo Armazém Bar, um espaço mais pequeno, mas com melhores condições e estruturas.

carioca bar_exterior_armazém bar_carnaval alcobaça

Este ano prometem algumas surpresas relacionadas com o tema do Carnaval escolhido pelo município, O Circo. Não só vão apostar na decoração alusiva ao tema, como vão distribuir pipocas, fazer um espetáculo com as bandas e live-acts, e até uma quermesse do circo a meio da noite.

carioca_espaço_armazém bar_carnaval alcobaça

O circo Carioca decorre esta sexta-feira e sábado, com o warm-up para o Carnaval, com a apresentação das músicas do Carnaval de Alcobaça, voltando a reabrir portas na próxima quinta-feira, dia 28, com a atuação do Coletivo Carioca + Churky, que tem atuado nos cinco anos de existência do projeto, sempre à quinta-feira. “É a nossa banda residente”, brincam.
A festa prolonga-se até à segunda-feira da semana seguinte.

Programa de sexta-feira e sábado, dias 22 e 23

À semelhança do que aconteceu no final do ano passado, os fundadores do Carioca vão continuar a procurar utilizar parte dos ganhos para ajudar quem mais precisa e já estão a planear fazer uma doação a uma associação, cujo nome ainda não podem revelar, ainda antes do Carnaval.

 

Texto: Catarina Ferreira