Comece o fim de semana a fazer trekking nas Serras de Aire e Candeeiros


Escrito por:

Se é um amante da natureza e, ainda mais, gosta de conhecer tudo o que a nossa região tem para dar, pegue nas sapatilhas e embarque num percurso de trekking pela rota de S. Bento!

Sábado, dia 16, a Green Trekker convida-o a explorar alguns dos lugares mais inóspitos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O percurso, dominado pelo calcário, começará em S. Bento pelas 10 horas e prosseguirá por vários locais de interesse geológico, como a Lapa dos Pocilgões, a depressão de Cós Carvalhos e o Algar da Bajanca. Atravessando terrenos de pastagem e de olivais é prometido que há muito para ver e explorar, a começar pelos campos de lapiás e a terminar em várias dolinas e algares, alguns com mais de 30 metros de profundidade.

São 17 km, mas calma. Se já se sente cansado saiba que haverá pausa para descansar as perninhas e para almoçar numa antiga estrutura de escoamento subterrâneo de águas.

O preço do ingresso é de 15 euros e inclui um guia no terreno durante todo o percurso, seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil e ainda chá e bolachinhas para motivação. Tenha em conta, no entanto, que se deve encarregar de levar o calçado e vestuário adequado, assim como o farnel para o almoço e uma caneca para beber o chá, para evitar que se estrague este ambiente tão rico das nossas serras.

Devido à dificuldade do trajeto, a Green Trekker reforça que é necessário que seja maior do que 14 anos, esteja em boa forma física e possua já alguma experiência em caminhadas.

Cumpre todos os requisitos? Então siga rumo à aventura! Pode consultar mais detalhes aqui.

Texto: Marta Lopes