Jardim da Almuinha Grande vai receber o “Futuro” – uma obra com 6,5 metros de altura!

escultura futuro leiria

Escrito por:

A escultura “Futuro”, da autoria de Ricardo Romero, será instalada num dos topos do Jardim da Almuinha Grande. A obra exibirá duas figuras humanas – uma criança e uma senhora mais velha a caminhar de mão dadas – com uma altura máxima de 6,5 metros.

Apesar de ser o mais recente parque verde da cidade, o Jardim da Almuinha Grande tem vindo a afirmar-se como um dos locais de eleição dos leirienses na hora do lazer outdoor. Esta semana trouxe boas notícias para os utilizadores deste espaço: o jardim vai receber a escultura intitulada “Futuro”.

A autarquia explicou que o conjunto escultórico anunciado pretende “representar a relação entre o jardim, enquanto zona para usufruto de toda a população e o tempo, realçando a importância do diálogo intergeracional e interligando o que vem do passado, vive no presente e se move para o futuro”.

Para além disso, a criança segura um vaso, numa alusão à necessidade de se plantar no presente para se colher no futuro. Tendo a obra sido idealizada no contexto pandémico, esta é também emissora de uma forte mensagem de resiliência e esperança na recuperação e construção do futuro e do papel que todas as gerações têm nesse caminho.

A designação “Futuro” foi escolhida por estar alinhada com o que se espera do futuro da nossa cidade – reforçando a ideia de que Leiria é uma cidade em movimento, desenvolvimento cultural e sempre aberta às artes.

Prometendo aumentar ainda mais a atratividade desta zona da cidade, a obra implicará um investimento de 25 mil euros e deverá estar concluída no primeiro semestre deste ano, segundo o município. A escultura será feita em poliestireno com uma dimensão que não deverá exceder os 6,5 metros – a figura mais alta – e terá um raio aproximado de 3,5 metros sobre uma base em aço. O escultor Ricardo Romero acrescentou que, de acordo com o que conhece em Portugal, com este tipo de materiais, esta escultura “poderá ser a maior”.

 

Foto: Município de Leiria