A Ciclovia do Rio Lis vai ligar Leiria à foz do rio, na Praia da Vieira – em 25km!

ciclovia do rio lis

Os concelhos de Leiria e Marinha Grande vão estar agora também ligados pela Ciclovia do Rio Lis.

17,6km no concelho de Leiria e 7 no concelho da Marinha Grande – são sensivelmente 25km de percurso que vai ligar estes dois concelhos e o seu principal rio – daí o nome de Ciclovia do Rio Lis.

O projeto será candidatado ao PAMUS – Plano Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, em que a comparticipação de fundos comunitários pode chegar aos 85%. Estimam-se investimentos de 4,6 milhões de euros por Leiria, enquanto a Marinha Grande gastará um valor a rondar os 2 milhões.

A ciclovia irá contribuir para a “valorização do corredor ribeirinho, na estratégia de aproveitamento social destes percursos em termos de mobilidade suave entre territórios e ação de descarbonização nas deslocações de curta distância em orografias confortáveis”, especifica a proposta.

Está prevista uma intervenção no pavimento, tal como a inclusão de mobiliário e a criação de 11 portas de entrada nesta ciclovia, que fará ligação ao percurso Polis, na cidade de Leiria. Também serão criados jardins com base em espécies autóctones, o que facilitará a sua manutenção.

A Ciclovia do Rio Lis terá um contador de utilização, permitindo saber o número de pessoas que estão a utilizar a via, bem como a redução da taxa de carbono face à menor carga automóvel.

 

Foto: Município de Leiria