Manifesto Collippo: Tornar-se adulto, fazer-se adulto, sentir-se adulto

associação collippo

Escrito por:

A Collippo é uma associação sediada em Leiria que tem como principal objetivo ajudar os jovens adultos. Agora escrevem duas vezes por mês na TIL.

O processo é inevitável mas nem sempre é natural.

É tudo novo outra vez – procurar emprego, encontrar casa, fazer o IRS, ir à segurança social e ainda assim arranjar tempo para estar com amigos, viajar e ser.

No meio das dúvidas vamos confundindo maturidade com seriedade e comprometemos aquilo que nos torna únicos sob o mote do “é assim que a vida corre.”

O borbulhar de ideias e sonhos que era constante é silenciado pelas obrigações que ninguém cumprirá por nós, obrigações essas que, muitas vezes, nunca ouvimos falar e/ou não sabemos executar.

Enquanto embatemos nestes novos processos, surgem dúvidas, acumulam-se frustrações e, quando finalmente nos conseguirmos desenvencilhar deles, percebemos que a energia e o tempo despendidos já foram demasiados. O tempo livre encurta, e com ele, também a vontade de criar, pensar e agir com a leviandade e com o desprendimento típico do pensamento jovem.

O discurso homogeniza-se, torna-se consonante e assim a comunidade perde o pulsar jovem, as suas especificidades e heterogenia de pensamentos, opiniões e ideias.

É neste contexto que a Collippo nasce – queremos descomplicar!

Por um lado, pretendemos desconstruir o entendimento dos jovens em relação aos processos burocráticos com os quais se deparam pela primeira vez, mostrando-lhes da forma mais leve e relatable possível que “o mundo dos adultos”, ao qual acabaram de chegar, não tem de ser o sítio entediante que imaginaram.

Por outro, e porque cremos que libertando algum peso dos jovens nesse sentido é possível abrir espaço para que a sua autenticidade e individualidade se traduzam em ideias palpáveis, projectos ou participação activa na vida cívica, acreditamos que essa energia jovem será devolvida à comunidade sob a forma de acrescento, de novos prismas e ideias.

NOTA EDITORIAL:

A Collippo vai estar na TIL duas vezes por mês para te falar sobre os trambolhões do que é ser jovem adulto por Leiria e não só. Daqui para a frente, podes contar conosco para trazer temas para cima da mesa, dar opiniões e até dicas que te facilitem a vida. A Flávia, a Nádia, a Bruna, a Patricia e a Joana fazem parte desta equipa, todas diferentes e multidisciplinares vão te dar várias perspectivas a cada artigo que irá ser publicado. Por agora é tudo, anda daí que há muita coisa para falar.

Esta associação feita por jovens amig@s e foi fundada em 2018, feita de uma gana de tornar Leiria uma cidade que se mexa, com irreverência, inovação social e desenvolvimento local, sempre com os olhos postos no que se passa em Portugal e na Europa, mas acima de tudo com muita cooperação.

Temos uma posição apolítica, laica e sem fins lucrativos, composta por voluntári@s que trabalham em prol dos jovens em três campos de acção, a disponibilização de oportunidades de aprendizagem em contexto europeu, o apoio à emancipação jovem e a criação de pontes entre instituições locais e os jovens.

 

Foto: DR