Cardume Bordalliano regressa com novidades


Escrito por:

À semelhança dos últimos verões, a Bordallo Pinheiro apresenta uma nova coleção das “Sardinhas by Bordallo”, este ano o cardume conta com 26 novos espécimes, perfazendo um total de 101 sardinhas.

Adequada a diferentes tipos de espaços, a sardinha é um elemento decorativo que combina modernidade e tradição numa simbiose perfeita! Das tradicionais às mais arrojadas, há sardinhas para todos os gostos! A TIL levanta a ponta do véu e, dá-lhe a conhecer algumas das sardinhas que poderá encontrar nesta coleção.

As sardinhas de Bordallo, desenvolvidas na fábrica de faianças das Caldas da Rainha, continuam a ter como base a original sardinha, criada pelo irreverente mestre Raphael Bordallo Pinheiro. Esta peça é assim o suporte ideal para receber a criatividade de inúmeros artistas de renome da atualidade que se associam à arte da cerâmica.

A Bordallo Pinheiro é uma empresa de destaque que combina a notoriedade artística com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica tem vindo a recuperar o vastíssimo legado bordalliano. Sempre com os olhos postos no futuro e repleta do mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem.

  • “Primeiro dia do fim do confinamento”

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Bordallo Pinheiro (@bordallopinheiroofficial) a

Espelhando o espírito contemporâneo, atual e solidário da marca, este ano a coleção conta com uma edição especial de cariz solidário dedicada ao Serviço Nacional de Saúde.

Esta peça surgiu de um passatempo lançado às famílias portuguesas, em tempo de confinamento, desafiando-as a ilustrar uma sardinha alusiva ao tema “Como vai ser o primeiro dia do desconfinamento?”. A sardinha vencedora intitula-se “Primeiro dia do fim do confinamento”, de Andreia Baltazar, representando o primeiro abraço de uma criança aos seus avós. Depois de adaptada pelos designers da marca, é essa a imagem emotiva que ilustra agora uma das sardinhas. A totalidade do valor da venda da sardinha reverte para a aquisição de equipamentos hospitalares para o SNS.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por (@casaportuguesa.to) a

 

Para além desta edição especial, a coleção de 2020 conta com sardinhas que tributam o fado, o humor, o cinema, outras formas de arte e símbolos de Portugal. Mariza, Carminho, Camané, Raquel Tavares, Mário Augusto, César Mourão ou Bela Silva são alguns dos artistas que se associaram à coleção.

 

Na coleção de sardinhas poderá encontrar, por exemplo:

  • Amália

A sardinha que homenageia a grande diva do fado, Amália Rodrigues, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. E porque o fado não se explica; não se canta, acontece; não se compreende, mas sente-se, esta sardinha é uma sentida homenagem a Amália que, como ícone nacional, levou Portugal a todo o mundo e foi venerada em todos os palcos que pisou.

 

  • Submarine in yellow

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Alexandra Mendes (@amigosdealex) a

 

Tal como a sardinha que cruza os oceanos, também “Submarine in Yellow” navega as águas desta coleção. Há 50 anos, os Beatles davam a conhecer ao mundo um dos submarinos musicais mais famosos, que nesta homenagem de meio século, vai à boleia do também amarelo, elétrico 28 da Carris.

 

  • TAP

Esta sardinha constitui uma homenagem a todos os profissionais da aviação civil e aos 75 anos da TAP. É uma sardinha alegre e aventureira, que desde menina sonhava conhecer o Mundo, já que “andava sempre com a cabeça no ar”. Hoje, irá continuar a voar para todos os continentes, recebendo os passageiros com um sorriso de “sejam bem-vindos a bordo”.

 

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Margarida Moreira (@_margaridamoreira) a

Espreite o resto do cardume de sardinhas no site da Bordallo Pinheiro.

Aproveite a oportunidade para “pescar” um espécime desta coleção – uma peça de artesanato irreverente, criativa e cheia de significado – que deixará qualquer divisão da sua casa cheia de pinta!

Poderá encontrar as sardinhas à venda, a partir de 18,90€, na rede de lojas da Vista Alegre, da Bordallo Pinheiro e na loja online.