Mimo Doce Heritage – da Moagem também se faz boa pastelaria


Escrito por: Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    A pastelaria tão bem conhecida de Monte Redondo fez o seu upgrade para Leiria – e agora vai poder comer bolos ao mesmo tempo que desfruta de um dos melhores spots da cidade.

    Quem diria que um edifício centenário, como é o caso do requalificado Moagem Heritage, desse um face volta e que ali fosse possível não comprar os ingredientes para o pão, mas o próprio já finalizado em várias cores e sabores? Pois é, estamos em 2020 e com ele abre o Mimo Doce Heritage – uma pastelaria bem conhecida de Monte Redondo que agora expande o seu negócio para o centro da cidade.

    Aberto desde o dia 28 de julho, o Mimo Doce Heritage já era para estar aberto desde março mas a questão da pandemia atrasou todo o processo da abertura do espaço. Contudo, para Luís Tomás, proprietário da nova pastelaria, o primeiro mês tem sido “muito positivo”. 

    Há 17 anos abria a primeira Mimo Doce, na freguesia de Monte Redondo. A rentabilidade do negócio familiar abriu asas para a abertura em Leiria, onde o mercado e procura são muito maiores. Aliás, “já alguns clientes da pastelaria em Monte Redondo visitaram o novo espaço e ficaram surpreendidos com os bolos mais trabalhados neste Mimo Doce Heritage”, explica-nos Luís Tomás, rematando com “depois querem sempre experimentar”.

    A escolha deste edifício centenário foi uma feliz coincidência já que o pai “tinha uma ligação à antiga Moagem. Era aqui que vinha buscar e carregar os sacos de farinha para levar para a Mimo Doce, em Monte Redondo”. Pelo que este upgrade para o centro da cidade acaba por ser um “voltar às origens”.

    Grande parte da produção continua a ser feita em Monte Redondo. Em Leiria apenas é produzido o pão, em vários estilos e sabores, começando nos mais tradicionais (mistura e centeio) e passando por outros mais invulgares como o pão de cenoura com abóbora.

    Mas pastelaria que é pastelaria não é conhecida pelo seu pão mas sim pela bolaria no geral. Segundo Luís, é aqui que está o fator mais diferenciador em relação às restantes pastelarias da cidade: “aqui temos uma pastelaria mais fina com bolos diferentes e mais trabalhados”. Dá-nos de exemplo a Rosa (bolo estilo red velvet com chocolate branco e crocante de amêndoa), o  Coffee Break (bolo de caramelo de café) ou a mais conhecida Tarte de Limão Merengada, para os apreciadores de um estilo menos doce.

    O Mimo Doce Heritage tem capacidade para 54 lugares sentados, que se dividem pela esplanada coberta virada para a cidade, alguns bancos dentro da pastelaria e outra espanada interna e ao ar livre onde poderá descobrir alguns pormenores arquitetónicos do edifício do Moagem Heritage, por dentro.

    A pastelaria está aberta de terça a domingo, das 8h às 20h30. De tempos em tempos surgirão novos bolos e sabores nas montras do Mimo Doce Heritage, pelo que aparecer regularmente neste espaço será sempre uma nova experiência.