Diogo Piçarra e Gisela João atuam no Mosteiro para celebrar as Festas da Batalha

gisela joão festas batalha

A transmissão online será parte integrante das Festas da Batalha na edição de 2020. A razão? A prevenção da pandemia.

Quem se lembra do fantástico concerto de Andrea Bocelli em frente à deserta Catedral de Milão, em plena pandemia? É mais ou menos isto que vamos poder assistir este ano nas Festas da Batalha, com os artistas Diogo Piçarra e Gisela João a encabeçar o cartaz.

Dias 14, 15 (feriado municipal) e 16 de agosto teremos as já famosas Festas da Batalha, neste ano peculiar num formato mais pequeno e restrito. Os concertos de Diogo Piçarra e Gisela João serão realizados no Mosteiro da Batalha e transmitidos online. Os artistas tocam nos dias 14 e 15, respetivamnete.

Quanto ao restante cartaz, começa no dia 14 de agosto com as cerimónias evocativas da Batalha de Aljubarrota (a decorrer na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha), seguindo-se a sessão solene sobre o processo de descentralização e a boa articulação entre as administrações Central e Local. Às 21h30 terá lugar o concerto acústico de Diogo Piçarra, com transmissão online.

No dia 15, feriado municipal, o dia começa com uma caminhada com 5km, com inscrições gratuitas mas limitadas. Deverá inscrever-se através do email cultura@cm-batalha.pt . O Mosteiro da Batalha vai também receber ao final da tarde a apresentação de uma nova marca de vinhos DOC, a “Batalha Real” é um vinho da Adega Cooperativa da Batalha. Às 21h30 tem de haver silêncio que se vai cantar o fado com Gisela João, também com transmissão nas redes sociais.

Para fechar, no dia 16, a apresentação da obra “Fotografar o Tempo: Da Casa Alvão à Atualidade”, que incluirá uma visita guiada ao Mosteiro da Batalha. Começa às 15h.

Os concertos também podem ser assistidos presencialmente, se bem que as inscrições são muito limitadas, por isso apresse-se.  Pode fazê-lo através deste site . Caso tenha interesse em assistir de forma online, pode fazê-lo aqui.

 

Foto: Facebook Gisela João.