3 receitas vegan para confecionar em casa


Um dos aspetos mais cativantes da comida vegana é a capacidade de se reinventar e de nos possibilitar uma explosão de sabores nunca antes sentidos. Diríamos que nos permite experimentar alimentos que possivelmente nunca seriam provados caso seguisse uma dieta omnívora. Após os acertos de um tempero aqui e outro acolá, reunimos 3 receitas 100% cruelty free, inspiradas em pratos internacionais que, esperamos nós, lhe suscitem interesse e, quiçá, água na boca.

  • Caril de grão de bico com arroz

A receita mais rápida desta lista e talvez a mais cremosa. O famoso caril indiano ganha forma vegan com estes ajustes mais saudáveis, sem perder a sua essência.

Ingredientes:

– Arroz basmati a gosto
– 1 pacote de natas de aveia
– 1 lata/frasco de grão de bico
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1 cenoura grande aos cubos
– 2 c. sopa de azeite ou oléo se preferir
– 1 c. sopa de caril
– 2 c. chá de açafrão-da-índia
– Sal q.b
– 3/4 de água

Modo de preparação:

Numa panela, inicie a preparação do arroz basmati. Numa frigideira, junte o azeite, cebola picada e alho até começar a alourar. De seguida adicione cenoura aos cubos, a água e deixar cozinha a cenoura durante 5/6 minutos. Junte o grão e deixar cozinhar por mais 3/4 minutos. Após este procedimento junte as natas, caril, açafrão e sal e mexer até começar a ferver. Prove e ajuste os temperos. Junte, numa tigela ou prato, o caril com o arroz e está pronto a servir!

  • Quinoa bowl ao estilo mexicano

Quem não adora comida mexicana? E um colorido quinoa bowl? Nesta próxima receita foi criada uma fusão perfeita para os fãs de ambos, onde o balanço entre o fit e o spicy atingem uma simbiose perfeita.

Ingredientes:

– 1 copo de quinoa
– 1/2 pimento vermelho
– 1 lata pequena de milho
– 1 lata pequena de cogumelos laminados
– 1 lata de feijão vermelho ou preto
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 1/2 abacate
– Polpa de tomate qb
– 2 c. de chá de paprika
– 2 c. de chá de oregãos
– 1 c. de chá de alho em pó
– 1 c. chá pimenta cayenne
– Sal qb
– Azeite qb
– 1 copo de água

Modo de preparação:

Deixe a quinoa de molho durante 1 hora e no final escorra a quinoa para um coador, elimine bem a água presente e reserve. Comece por picar a cebola e os alhos e faça um refugado numa panela com azeite. Junte os pimentos já cortados em cubos e os cogumelos e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione o feijão preto ou vermelho e junte os temperos acima referidos, para que os vegetais e leguminosas apurem o sabor. Após este processo adicione polpa de tomate qb e deixe cozinhar por mais 3 minutos. De seguida junte a quinoa e envolva todos os alimentos – aconselho a cozinhar em lume médio. Posto isto, adicione um copo de água e sal qb e vá mexendo para que a quinoa não se pegue à panela. Verifique os temperos, adicione mais água se preciso e ao fim de 12/15 minutos a sua quinoa está pronta!

Corte o abacate às rodelas e coloque-o no topo da quinoa.
Sugestão: esprema meia lima ou limão no bowl e, se desejar, pode adicionar umas folhas de salsa e coentros.

  • Bolonhesa de soja

Sem dúvida uma das primeiras receitas que qualquer vegan ou vegetariano começa por experimentar, isto devido à sua rapidez, facilidade e semelhança de textura e sabor com a carne animal. Acreditem, enganaria qualquer italiano!

Ingredientes:

– 2 copos de massa à escolha (espiral, esparguete)
– 1 copo de soja fina
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho
– 1 c. de molho de tomate
– 2 c. chá de molho de soja
– 1 c. chá de paprika
– 1 c. chá de alho em pó
– 1 c. chá de pimentão doce
– 1/3 copo de vinho branco
– 1 c. chá de oregão
– Azeite e sal qb

Modo de preparação:

Comece por colocar a soja em água durante aproximadamente 1 hora. Inicie a receita com a preparação da massa à sua escolha. Após esta estar quase no ponto, numa frigideira junte a cebola e o alho picado e um fio de azeite até alourar. De seguida esprema a soja de modo a retirar a água da mesma, coloque-a na frigideira e envolva durante 2 minutos. Adicione os temperos e o molho de tomate e cozinhe durante 10 minutos até apurar.
Finalize colocando a massa num prato e a bolonhesa no topo.
Sugestão: Adicione queijo ralado vegan, manjericão ou salsa por cima.

Alguns dos ingredientes referidos podem ser encontrados em lojas locais como a Bio Escolha, Sóbio – Produtos Biológicos, Biológicos da Rainha ou até em espaços mais sustentáveis, como lojas a granel que pode consultar aqui