FAZUNCHAR com nova edição “onde a arte faz a festa”


Escrito por:

De 15 a 23 de agosto, Figueiró dos Vinhos prepara-se para a 2ª edição do FAZUNCHAR

Fazunchar significa “fazer” em Laínte, dialecto local da região, utilizado pelos vendedores ambulantes de tecidos, essencialmente para que não fossem entendidos pelos demais nas suas trocas comerciais. Mas, desde o ano passado, que também está contextualizado como um dos principais festivais de arte da região de Leiria.

Mesmo com a questão da pandemia, Figueiró dos Vinhos fez os eforços necessários para conseguir criar a 2ª edição deste festival de arte – que a junta à comunidade e ao seu território.

No ano passado o FAZUNCHAR criou 47 novas obras de arte na região, sem esquecer as centenas de visitantes que apreciaram todas as novas pinturas em Figueiró dos Vinhos.

MM | FAZUNCHAR 2019 from MISTAKER MAKER on Vimeo.

Com a questão da pandemia, tornou-se ainda mais urgente a acessibilidade à arte. Isto fez com que MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística voltasse a assumir a organização e curadoria do FAZUNCHAR. Agora com uma maior cautela e respeitando todas as normas sanitárias de acordo com as indicações das entidades oficiais.

As intervenções e atividades, na edição de 2020, contemplam PINTURA MURALRESIDÊNCIAS ARTÍSTICASINSTALAÇÃOCONCERTOSFILMES, ações comunitárias, VISITAS GUIADAS e WORKSHOPSTudo com acesso gratuito.

A britânica Helen Bur é o principal nome entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, dos artistas portugueses destacam-se TAMARA ALVES, ADAMASTOR, MANTRASTE, entre muitos outros.

Na música e residências artísticas, um dos grandes destaques é a participação de SURMA . A artista de Leiria e um dos maiores nomes da música emergente em Portugal. Na sua residência artística, Surma será acompanhada por Tamara Alves e, em conjunto, irão trabalhar inspiradas pelo conceito e dinâmica Fazunchar.

Para além da execução dos murais que poderão (e deverão) ser acompanhados diariamente pelo público, esta 2.ª edição do FAZUNCHAR apresenta uma programação diversificada, que pretende complementar e potenciar o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes.