Rui de Sousa
Últimos posts de Rui de Sousa (see all)
- A Final Four abriu com show de Dino D’Santiago – e participação da leiriense Surma (vídeo) - Janeiro 19, 2021
- Há um novo baloiço para contemplar um dos locais mais bonitos da região – a Lagoa da Ervedeira - Janeiro 12, 2021
- Bárbara Tinoco & Tiago Nacarato e Jorge Palma vão aquecer os corações no Dia dos Namorados em Leiria e Caldas da Rainha - Janeiro 11, 2021
De 15 a 23 de agosto, Figueiró dos Vinhos prepara-se para a 2ª edição do FAZUNCHAR
Fazunchar significa “fazer” em Laínte, dialecto local da região, utilizado pelos vendedores ambulantes de tecidos, essencialmente para que não fossem entendidos pelos demais nas suas trocas comerciais. Mas, desde o ano passado, que também está contextualizado como um dos principais festivais de arte da região de Leiria.
Mesmo com a questão da pandemia, Figueiró dos Vinhos fez os eforços necessários para conseguir criar a 2ª edição deste festival de arte – que a junta à comunidade e ao seu território.
No ano passado o FAZUNCHAR criou 47 novas obras de arte na região, sem esquecer as centenas de visitantes que apreciaram todas as novas pinturas em Figueiró dos Vinhos.
MM | FAZUNCHAR 2019 from MISTAKER MAKER on Vimeo.
Com a questão da pandemia, tornou-se ainda mais urgente a acessibilidade à arte. Isto fez com que MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística voltasse a assumir a organização e curadoria do FAZUNCHAR. Agora com uma maior cautela e respeitando todas as normas sanitárias de acordo com as indicações das entidades oficiais.
As intervenções e atividades, na edição de 2020, contemplam PINTURA MURAL, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, INSTALAÇÃO, CONCERTOS, FILMES, ações comunitárias, VISITAS GUIADAS e WORKSHOPS. Tudo com acesso gratuito.
A britânica Helen Bur é o principal nome entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, dos artistas portugueses destacam-se TAMARA ALVES, ADAMASTOR, MANTRASTE, entre muitos outros.
Na música e residências artísticas, um dos grandes destaques é a participação de SURMA . A artista de Leiria e um dos maiores nomes da música emergente em Portugal. Na sua residência artística, Surma será acompanhada por Tamara Alves e, em conjunto, irão trabalhar inspiradas pelo conceito e dinâmica Fazunchar.
Para além da execução dos murais que poderão (e deverão) ser acompanhados diariamente pelo público, esta 2.ª edição do FAZUNCHAR apresenta uma programação diversificada, que pretende complementar e potenciar o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes.