Books & Movies arranca a 5.ª edição, em Alcobaça, com mais de 100 atividades


Escrito por:

Na 5.ª edição, o Books&Movies proporcionará conversas com escritores, autores, realizadores e atores, concertos, sessões de teatro e cinema, entre muitas outras atividades. De 8 a 14 de outubro, com uma extensão nos dias 18 e 19.

Alcobaça recebe mais uma edição do festival Books&Movies. Durante sete dias, serão 22 conversas com escritores , autores, realizadores e atores, três concertos, 11 sessões de teatro e 15 de cinema, três exposições, oito sessões de cooking, 39 ateliers e oficinas, uma venda de livros e uma rock fest. 

Entre os convidados, estarão nomes como António Manuel Ribeiro, António Mota, Carlos Alberto Moniz e Vitor Serrão, numa edição que visa homenagear Ruy de Carvalho, que na sua vasta carreira de ator criou laços com a cidade alcobacense, quando participou no filme Inês de Portugal, cujas filmagens tiveram, parcialmente, lugar no Mosteiro de Alcobaça.

No campo das exposições, o certame celebra este ano a ciência e cultura de uma das famílias mais emblemáticas da cidade: a família Natividade. Paralelamente, 2018 marca o centenário da morte do patriarca da família, Manuel Vieira Natividade, os 50 anos da morte de Joaquim Vieira Natividade, os 50 anos da abertura da Estação Nacional de Fruticultura e os 60 anos da primeira exibição do filme Flores: Mundo de Beleza.

Muitos livros para ler e filmes para assistir durante uma semana, em Alcobaça

No cinema, o filme Pedro e Inês, será exibido no Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro, a 18 de outubro, contando com a presença do realizador, António Ferreira, no mesmo dia em que se estreia a nível nacional. Além disso, animações, curtas e filmes sobre questões ecológicas são outros dos destaques da programação.

No que concerne ao teatro, a companhia Teatro Bocage assinala os 130 anos da morte de Fernando Pessoa com Fernando (que) pessoas, havendo ainda espaço para muitas outras encenações levadas a palco.

Todas as atividades são de entrada gratuita, com exceção para o filme Pedro e Inês, cujos bilhetes custarão entre quatro a seis euros.

Para esta 5.ª edição, a Câmara Municipal de Alcobaça orçamentou o festival em 60 mil euros, perspetivando-se que sucumbam à eclética e vasta programação mais de 15 mil pessoas.