Quais os segredos para o sucesso do filme premiado “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?”


O filme promocional “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” conquistou mais uma importante distinção internacional, que veio enriquecer ainda mais a sua extensa fileira de prémios. Agora, foi a vez dos prestigiados New York Festivals TV & Film Awards, em Nova Iorque (Estados Unidos) reconhecerem a qualidade do filme promocional da região Centro de Portugal. A TIL Magazine foi descobrir o que está por detrás do filme.

Produzido pela produtora leiriense Slideshow para o Turismo Centro Portugal, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador. “A ideia inicial partiu de querermos distanciarmo-nos da linguagem mais comum dos vídeos turísticos, e então abraçámos a ideia de usar a linguagem de videojogo, mostrando as vivências do centro de Portugal e a beleza da região, deste modo pouco comum em vídeos turísticos”, explicou Pedro Vieira à TIL Magazine.

No filme o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. Segundo o realizador do filme, para criar a história usaram pequenas coisas que fossem próprias de videojogos. “Pensámos em aspetos mais técnicos como os frames por segundo e o aspect ratio, fomos buscar pequenos pormenores de diversos jogos para fazer com que o vídeo fosse o mais videojogo possível”, esclareceu Pedro Vieira.

O vídeo que tem uma duração de 2 minutos e 52 segundos foi criado com o principal objetivo de “promover o turismo do centro, e cativar turistas a vir visitar a região centro”. Mas “sendo em estilo vídeo jogo tentámos cativar um público mais abrangente, algo de fácil compreensão de que é um jogo mesmo para quem nunca jogou na vida, que consegue apreciar a beleza das imagens na mesma. E ao mesmo tempo atrair o público que joga, um público mais jovem, que facilmente irá perceber os pequenos pormenores que estão habituados a ver em jogos”, concluiu Pedro.

“Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é finalista na categoria “Imagem Corporativa – Turismo”

O “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” conseguiu integrar a limitada lista de finalistas na categoria “Imagem Corporativa – Turismo”, ao lado de filmes de Espanha, França, Grécia, Chile, Áustria ou Nova Zelândia, entre outros.

“É extremamente recompensador recebermos mais esta prestigiada distinção, numa altura em que o mundo atravessa uma situação tão difícil. Os empresários, assim como todos os intervenientes na atividade turística, necessitam como nunca de boas notícias, como esta, que apontem caminhos de esperança para o futuro”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Os New York Festivals são dos festivais mais reconhecidos no panorama da indústria audiovisual. É uma enorme honra para a região Centro de Portugal estar ao lado de outras produções de grande qualidade, representantes de todos os continentes”, acrescenta.

Os New York Festivals TV & Film Awards premeiam conteúdos audiovisuais produzidos em todo o mundo, cobrindo todas as áreas da indústria do cinema e da televisão. São escolhidos os melhores filmes em 14 categorias, que vão desde os programas de informação ao desporto, passando pelos documentários ou entretenimento, entre muitas outras.

Realce para o facto de o filme “Living it Together”, de promoção da cidade de Torres Vedras, ter sido igualmente escolhido como finalista na mesma categoria. Este filme foi produzido no âmbito do Festival ART&TUR, que todos os anos se realiza no Centro de Portugal.

Esta é a 12.ª distinção conquistada pelo filme “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” em festivais internacionais de turismo.

 

Foto:DR