IP Leiria desenvolve protótipos de ventiladores na ajuda contra a pandemia

ip leiria

Em conjunto com o IP Viseu, as duas instituições criaram este projeto em apenas uma semana

Com a falta de equipamentos nos hospitais e um aumneto exponencial do Covid-19 em Portugal e região centro, os Politécnicos de Leiria (IPL) e Viseu (IPV) juntaram-se para desenvolver dois protótipos de ventiladores e dar apoio à escassez destes equipamentos.

Esta ideia surgiu há cerca de uma semana, por duas dezenas de pessoas ligadas aos Politécnicos referidos anteriormente que, ao conhecer as recentes notícias de falta de equipamento, criou ventiladores de emergência – um com a componente de motor elétrico e outro que tem como base ar comprimido pneumático.

“Pensámos no que seria possível fazer para ajudar as pessoas. Esperemos que nada disto seja necessário, mas, caso seja, que ajude a não passar por situações de falta de recursos e de se ter que escolher em que doente se aplicam”, explicou o presidente do IPV, João Monney Paiva.

Agora é esperar por um processo licenciamento junto do Infarmed e esperar que alguma empresa se interesse pela fabricação em série deste produto.

 A equipa também disponibilizou o email emergencyventilatorpt@gmail.com , onde aceita ajudas no projeto por parte de empresas e/ou instituições com material ou componentes relacionados com os ventiladores.