Mitea Bar – o Bubble Tea chega a Leiria acompanhado por doces e iguarias orientais


Escrito por: Fotografia por:
Sónia Pereira
Sónia Pereira
                       

Últimos posts de Sónia Pereira (see all)

    Bubble Tea, Mochi ou Bolas de Arroz Pegajoso são nomes de especialidades exóticas, cuja degustação exigia ora um voo para oriente ora a sorte de se ter uma família inter-racial, com um elemento que soubesse cozinhar à moda de Pequim ou Taipé. Ou pelo menos muita curiosidade na preparação de receitas orientais.

    Graças ao Sr. Ji, estas iguarias já se podem degustar na Rua Machado dos Santos, nas traseiras do mercado de Santana, mesmo em frente à Casa do Benfica de Leiria.

    O Sr. Ji diz que o seu apelido “ia ser uma coisa difícil de escrever”. Após alguma insistência, aceitámos a sua decisão, mas com a ressalva de lhe pormos o título de “senhor” antes do nome próprio, mesmo que o proprietário do Mitea Bar tenha menos de 30 anos de idade. Ele concorda, possivelmente depois de ter concluído que estamos apaixonados por sílabas, e começa a dizer-nos em que consiste o Bubble Tea – a especialidade da casa – “A bebida nasceu em Taiwan e é uma mistura de chá, leite, extrato de frutas e adoçante natural. Pode ser bebido quente, mas a maioria das pessoas prefere a versão gelada, especialmente no verão”. O refresco pode levar chá preto, verde e matcha ou manga, baunilha, melão, banana, inhame e feijão vermelho. Experimentámos a variedade original gelada, que confirma a presença do chá preto, com o travo da teína a misturar-se com a consistência do leite, com um resultado muito refrescante.

    O proprietário do Mitea Bar nasceu em Wenzhou, cidade do leste da China com quase tantos habitantes como Portugal. Vive em Leiria desde 2010, ano em que os pais decidiram emigrar para abrir um bazar chinês na Rua Paulo VI. Uma família chinesa vir quase dos antípodas para abrir uma loja na “Calçada do Bravo” confirma a impressão de o mundo ser do tamanho de uma casca de noz; mas agradecemos a vinda e o facto de, dez anos depois, Ji se ter estabelecido por conta própria com o Mitea.

    A sua estratégia para o “snack-bar” está bem delineada – “não quis abrir um restaurante chinês com pratos iguais aos que os outros servem. Por isso, decidi apostar nos doces, como o Mochi ou as Bolas de Arroz Pegajoso; no Bubble Tea e restantes chás de sabores; nos iogurtes com frutas; waffles e granizados. Mas, também, temos menus para almoço ou jantar”.

    Mochi é uma sobremesa de mistura de farinhas de trigo e arroz com pasta de feijão vermelho que no Mitea Bar é normalmente enfeitada com topping de bolacha de Oreo desfeita. Já as Bolas de Arroz Pegajoso também levam farinha de arroz, mas misturada com leite de coco e açúcar mascavado. Quanto aos granizados, há-os de todas as castas de sabores – da goiaba ao mirtilo, passando pela framboesa, líchia, kiwi ou maracujá, além dos sabores mais “tradicionais”.

    Como nem só de doces vive o Mitea, também se podem aproveitar os menus de almoço e jantar, que têm preços médios de 8 euros e servem especialidades como Massa de Wudong Salteada com carne de frango, porco, vaca ou marisco; giozas; Espetadas de Coração de Frango; Carne de Vaca Picante salteada ou Asas de Frango com Molho Coreano – “quisemos aproveitar a lacuna de não haver um KFC em Leiria. E os estudantes gostam especialmente das nossas asas de frango”, acrescenta o proprietário.

    O Mitea Bar está aberto todos os dias das 11:30 até às 23:00.
    Os pagamentos por Multibanco não estão disponíveis.