Biblioteca de Leiria oferece novo jardim onde pode fazer o que quiser ou não fazer nada


Escrito por:

Há um novo espaço “verde e seguro” onde pode apenas “estar”, mesmo no centro da cidade de Leiria. O Jardim das Pirâmides, fica na Biblioteca Municipal de Leiria onde as pessoas podem ir estudar, ler, ouvir música ou mesmo relaxar, sem pagar nada.

O novo espaço fica num pátio da biblioteca que estava fechado e não era usado. “Agora com árvores, plantas e um mobiliário agradável permite aos visitantes usarem o que a biblioteca oferece, como os livros, os cd’s e mesmo a cafetaria”, conta Vítor Santos, coordenador da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Mas a biblioteca já não tem um espaço ao ar livre? Sim, o Pátio das Laranjeiras. Mas a diferença está na disposição e na vista. O Jardim das Pirâmides oferece uma vista privilegiada para o castelo e para além disso tem um mobiliário diferente. “O espaço tem chapéus para fazer sombra, tem cadeiras para quem quiser estar a estudar ou a ler e tem umas espreguiçadeiras para as pessoas estarem a dormir e a relaxarem, e ainda vai ter um bebedouro”, acrescenta o coordenador.

“O objetivo é criar um espaço onde todos possam estar a fazerem o que quiserem, de forma segura, no centro histórico da cidade. Tem todas as condições para as pessoas estarem tranquilamente”, conclui Vítor Santos.

Segundo o coordenador, no futuro irá haver eventos de concertos musicais e exposições, mas só quando “as condições climatéricas permitirem”.

O Jardim das Pirâmides está aberto de segunda a sábado, entre as 09h30 e as 20h00, e aos sábados a partir das 14h00 até às 20h00.

Texto: Cláudia Borges Monteiro