Durante dois dias vai poder visitar Leiria de há 100 anos

Leiria-há-100-anos

Escrito por:

Nos dias 1 e 2 de junho, a cidade de Leiria veste-se a rigor para recuar a 1919 e relembrar alguns dos acontecimentos que marcaram a sua história.

Há 100 anos Leiria era muito diferente e, no próximo fim de semana, vai poder fazer uma viagem pelo tempo e visitar a cidade dessa época.

O evento, que pretende dar a conhecer a história do concelho junto dos leirienses e de quem visita a cidade, consiste numa “recriação histórica que revisita as memórias de uma Leiria que queremos celebrar”, explica o Município.

Esta revisitação histórica, organizada pelo Município e pela Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura, divide-se entre o Largo do Papa Paulo VI, o Jardim Luís de Camões, o Largo Goa, o Damão e Diu, a Praça Rodrigues Lobo e o Largo 5 de Outubro.

Para além de uma grande aposta na decoração, o centro histórico irá receber, ao todo, 1.000 figurantes;  17 ranchos folclóricos; 30 oleiros; 16 outros artesãos; 12 comerciantes; 11 grupos de teatro; 3 grupos de atividades lúdico-pedagógicos e 2 filarmónicas.

Durante os dois dias de festa,  o Museu de Leiria, o m|i|mo – museu da imagem em movimento, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, o Castelo, o Agromuseu Municipal D. Julinha, o Moinho do Papel, e o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho – Lapedo, vão abrir as suas portas para receber várias exposições e atividades.

O programa conta ainda com diversas encenações, música, jogos e exposição de animais, tendo em destaque a gastronomia, com seis tabernas, uma casa de pasto e quatro espaços especializados em pão com chouriço.

Das atividades preparadas destaca-se, ainda, o Baile da Paz que se realiza no sábado às 22h e, a  IV Exposição Nacional de Olaria – A Arte nas Mãos do Oleiro, promovida pela ABAD – Associação Bajouquense para o Desenvolvimento.

Leiria-há-100-anos

A recriação de Leiria Há 100 Anos tem entrada livre e abre as portas das 14h às 24h no sábado, dia 1, e das 13h às 20h no domingo, dia 2.

Pode consultar aqui o programa completo e a planta do evento, para que não se perca, e consiga identificar os principais pontos desta grande festa.

 

Texto: Catarina Ferreira
Fotografias: Câmara Municipal de Leiria