A 10ª embarcação do Capitão está a chegar e estas são as 7 performances que pode ver por lá


Escrito por:
Rui de Sousa
Rui de Sousa
                       

Últimos posts de Rui de Sousa (see all)

O Capitão entra na sua décima embarcação com o tema “Desnascer” e o Texas Bar volta a ser a proa deste evento. Música, pinturas e performance enchem o certame, no dia 14 de dezembro.

O espírito pirata continua para os lados de Amor, Leiria. O Texas Bar é o porto de abrigo do navio chamado Capitão, um evento recheado de música, pinturas e performances.

“Tentamos sempre junto dos artistas desafiá-los. E acho que temos conseguido com sucesso”, explica à TIL, João Rino um dos co-organizadores deste projeto.

Dia 14 de dezembro, sábado, todos os caminhos vão dar ao Texas Bar. O espaço vai estar dividido pela proa (concertos), camarote (também concertos), cabine (dj set) e mercado negro (produções artísticas).

As portas da embarcação abrem às 23h e a festa prolonga-se até às 4h. Os bilhetes têm o valor fixo de 6 euros e podem ser comprados à porta.

Estas são as 7 performances artísticas que poderá assistir n’O Capitão – Desnascer:

✶ Proa (Palco 1) ✶

☠ PÀS DE PROBLEME (Concerto) ☠

Os Pás de Probleme são 7 músicos mais os fãs, o que faz deles um grupo que domina qualquer palco que pise. Movem muita gente e a crescente popularidade só tem vindo a confirmar isso. O contacto que Gil Dionísio (voz, violino e pedais macabros) tem com os fãs quando abraça o microfone, transpira carisma e choca mentes. Tem em si a expressão de um músico de intervenção, ainda que procure sempre fugir de rótulos, sempre com um discurso a evocar a reacção.

 

☠ AYMONTE CIDADE RODRIGO (Concerto) ☠

Os Ayamonte Cidade Rodrigo são um projecto leiriense composto por elementos assumidamente destros, onde pontificam amiúde influências primárias de folk sintético-analítico. 

 

✶ Camarote (Palco 2) ✶ 

☠ MEIAUNHA (Concerto) ☠
“Uma viagem desde os tempos do Big Bang aos tempos de hoje”. Sal Nunkachov, Diogo Pedrosa e Bernardo Silva, formam a banda que tem uma música  apenas, com a duração de 50 minutos, dividida em 11 capítulos. Com ironia e alguma crítica à sociedade Sal Nunkachov dá voz a excertos de vários autores, como Bocage, Henry David Thoreau, Jean Dubuffet, D. Dinis e Alberto Pimenta e o próprio Sal Nunkachov.

 

✶ Cabine ✶ 

☠ NUNO CALADO (Dj Set) ☠

É o pirata que dá voz ao programa Indiegente na Antena 3. Radialista de profissão e, principalmente, um grande amante de música. Na verdade, o seu segredo reside nesse ponto fundamental, o espaço que tem na sua vida para a música.

 

✶ Mercado Negro ✶

☠  ANA SOBREIRA (Pintura) ☠ 
Com formação em pintura nas Universidade de Belas Artes de Lisboa é um dos talentos mais bem escondidos da pintura leiriense.

 

☠ MAIKE BISPO (Ilustração/ Live Painting) ☠ 
Ilustrador brasileiro a residir em Portugal define-se como: “Um homem e um plano.”

 

☠ ESPÍRITO ENCALHADO (Performance) ☠ 
Há na raiz de todos os seres ideias que não podem ou devem ser partilhadas por serem tão só: a sujidade da mente.

Fotografia/Vídeo: DR