A Festa dos Museus recebe Noiserv, Tó Trips e tem museus grátis durante 5 dias

museu_leiria_festa dos museus_2019_til magazine

Escrito por:

De 15 a 19 de maio, vários espaços culturais do concelho, onde habitualmente apenas se sussurra,  abrem portas para receber a realização de mais de 100 atividades!

A Festa dos Museus está de regresso, no âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra no dia 18 de maio, para mais uma edição que procura despertar a população para iniciativas que promovam o património cultural do concelho e o acesso à cultura.

Durante cinco dias,  os museus Agromuseu Municipal Dona Julinha, Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, m|i|mo – museu da imagem em movimento, Moinho do Papel e Museu de Leiria, abrem portas para receber diversos eventos que prometem levar o público “numa viagem nas asas da imaginação, numa viagem à nossa história e ao imaginário que alimenta”.

O programa diário do evento integra diversas atividades, como visitas guiadas, roteiros,  workshops, exposições, entre outras, que abrangem todo o tipo de público e que se caracterizam pela apresentação de novas tendências e associação a outras artes, como o cinema, a dança, a música ou o teatro.

Tal como indicado anteriormente pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, a edição de 2019 da Festa dos Museus estende a sua rede de museus e espaços de Leiria, procurando atrair cada vez mais público e consolidar a vocação cultural de Leiria e a sua ambição de ser Capital Europeia da Cultura em 2027

A esta edição do evento juntam-se ainda a Casa-Museu João Soares, o Museu do Cimento da Fábrica Maceira-Liz, o Museu Escolar dos Marrazes, o Museu Etnográfico de Monte Redondo e o Museu Etnográfico do Freixial.

Pode conhecer o programa completo da edição de 2019 da Festa dos Museus aqui.

Como destaque desta edição, estão ainda os concertos de Tó Trips (co-fundador de vários marcos da música nacional, como os Dead Combo e os Lulu Blind,  acompanhado do percussionista João Doce, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, no dia 16 de maio;  e o concerto de “Noiserv” que acompanhará ao vivo o filme “Sherlock Jr.”, de Buster Keaton (1924), no m|i|mo – museu da imagem em movimento, no dia 17 de maio.

Todos os eventos têm entrada livre, com exceção do jantar no dia 17, no m|i|mo – museu da imagem em movimento, bastando apenas que se inscreva ou chegue cedo (dependendo da atividade), uma vez que estas  têm limite de participantes.

 

Fotografias: DR