Vinte anos depois, a FeirOurém está de regresso e traz Carolina Deslandes, Fernando Daniel e Xutos&Pontapés


A FeirOurém está de regresso ao concelho de Ourém, 20 anos depois, e traz boa música portuguesa ao Parque da Cidade António Teixeira. A entrada é gratuita.

A última edição FeirOurém foi em 1999. Este fim-de-semana, 20 anos depois, está de regresso. De acordo com um comunicado, o objectivo é “recuperar usos, costumes e tradições do concelho”, neste “evento emblemático que permitirá preservar, valorizar e difundir a cultura dos oureenses, na região e por todo o País”.

“Sentimos que havia necessidade de dar um novo impulso às festas do concelho. Por outro lado, as pessoas com quem fomos falando sentiam uma grande nostalgia em relação a um evento que marcou uma geração, entre as quais a minha, e o município”, afirmou Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, à agência Lusa.

A abertura oficial da FeirOurém está marcada para sexta-feira, dia 15, pelas 17 horas. E para começar a aquecer o ambiente, às 19 horas haverá transmissão, em ecrã gigante, do jogo Portugal-Espanha.

Nesta noite, o destaque vai para os Xutos & Pontapés, que sobem ao palco por volta da meia noite. Mas antes, pelas 22 horas, há concerto com os The Peorth. Mais tarde, a partir da 1:30h, a animação estará a cargo do DJ Ziko Lobo Mau Records.

No sábado, dia 16, depois de um concerto de Sigma, é a vez de Carolina Deslandes subir ao palco. Depois, pela 1:30h, a animação é com o DJ Cazé Anos 80. Mas até à hora dos concertos há muito para fazer na FeirOurém, entre o Parque da Cidade António Teixeira e o Centro de Negócios. Workshops, um torneio de futebol e uma aula de Zumba são algumas das actividades que vão decorrer durante a manhã e a tarde de sábado.

Neste dia, pelas 16h, a Galeria da Vila Medieval de Ourém recebe a  inauguração da exposição de fotografia e apresentação do livro … O sol, logo em nascendo vê primeiro, com poemas e fotografias da autoria de Carlos André.

No domingo, dia 17, Fernando Daniel sobe ao palco pelas 23:30h, depois de In The Cisos, que actuam pelas 22 horas. Também neste dia haverá muitas outras actividades, entre as quais, música para bebés, às 11:30h. Às 17:30h haverá uma demonstração de paraquedismo.

No dia 18, segunda-feira, às 22:30h há concerto com Domi. No dia seguinte, terça-feira, às 14:30h, celebra-se o 5.º aniversário do Centro Comunitário de Voluntariado de Ourém e às 23 horas actua o grupo musical Função Públika.

E chegamos ao dia 20 de Junho, dia da cidade de Ourém. Pelas 9:30h dá-se início às cerimónias oficiais. Pelas 15 horas decorre a bênção das viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ourém e às 15:30h, haverá um batismo de Karting gratuito, promovido pelo Funpark, no Parque da Cidade António Teixeira.

As festividades terminam com uma sardinhada popular, pelas 19 horas, e a actuação do grupo musical Manuel Braz, às 21 horas.

Pode conhecer aqui o programa detalhado.