Bordalo II tem uma nova obra na região – e alerta contra o consumismo cego

bordalo II caldas da rainha

Escrito por:

A obra do artista português tem a forma de um morcego e é mais uma desenvolvida à base de “lixo”.

Bordalo II junta a sustentabilidade à street art. Quem conhece os seus trabalhos, sabe a forma esquematizada como trabalha o seu material: pega em variados items nos lixos, dá-lhes cor e a partir daí é a criatividade que o ajuda a construir os animais mais diversos. Exemplo das mais variadas obras encontra-se em Leiria, na zona da Polis, data de 2017. Ali é possível ver uma obra de arte urbana que junta algumas gaivotas. Três anos depois há nova obra, agora nas Caldas da Rainha!

A mais recente obra de Bordalo II está numa das artérias da cidade, na Rua  Capitão Filipe de Sousa. O artista construiu um morcego de cabeça para baixo numa casa degradada. 

A obra foi construída através de desperdícios de plástico, luzes de néon e um mini painel fotovoltaico, num claro apelo à sustentabilidade do planeta. Assim será possível contemplar este morcego completamente iluminado, durante a noite.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por BORDALO II (@b0rdalo_ii)

 

“A oferta é tanta e tão diversa que, na última década, se criaram inúmeras técnicas para ‘iluminar o caminho’ dos consumidores, para que olhemos e desejemos aquilo que se nos quer impingir, com slogans que ficam a cantar na nossa cabeça, imagens de uma felicidade utópica ou simplesmente com intensidades de luz para nos focarmos no mais brilhante, vivo e colorido produto”, explica Bordalo II em comunicado, reforçando a ideia do consumismo cego.