Mercearia Santana – “Ó Santana, tens cá disto?”


Escrito por:
Fotografia por:
Sónia Pereira
Sónia Pereira
                       

Últimos posts de Sónia Pereira (see all)

    Quando entra na Mercearia Santana é como se regressássemos ao tempo dos nossos avós. Na prateleira do fundo vemos a caixinha azul das bolachinhas de manteiga, na vitrine principal vemos a charcutaria e os queijos tradicionais ao peso e, no balcão central, temos corte de bacalhau mesmo “à antiga”, na lâmina, embrulhado em papel pardo e fechado com fio de sisal.

    Mas as sensações do passado não ficam por aqui, pode ainda encontrar marcas como a Paupério, a pasta de dentes Couto ou os sabonetes da Essência de Portugal, fábrica regional em Torres Novas.

    O proprietário, Rui da Silva, quer que entre e sinta uma familiaridade no espaço, no serviço e nos produtos. Longe de rótulos como “gourmet”, a Mercearia Santana quer ser vista como tradicional, autêntica e familiar.

    A variedade é bastante, com pão, broas e biscoitos a peso (como os lagartinhos), marmelada à fatia, arroz e leguminosas a granel e garrafas de azeite e vinho de produtores que não encontra nos grandes supermercados.

    Mas não só pela boca se faz a viagem. O mobiliário transporta-nos quase sozinho – desde a máquina registadora, que não só é antiga como também soa antiga, ao som do “plim!” da alavanca; o telefone de parede, que pertencia à primeira companhia de telefones em Portugal; e os candeeiros, que variam entre caixas de traineiras da Nazaré e caixas de fruta de Alcobaça. Todas as peças foram encontradas e restauradas pela família, com brio e amor, para reforçar a alma do espaço. A sensação é a de uma loja que esteve sempre lá, a fazer parte da vida e da cultura de Leiria.

    Para aguçar a gula e a curiosidade, quase todos os dias ao final da tarde há um produto à prova, tanto pode ser um bolo às fatias, como uma pasta de azeitona, pedacinhos de um queijo ou uma garrafa de vinho.

    Se tiver tempo e vontade, pode sempre comprar e consumir no momento – a mercearia tem algumas mesas de esplanada onde se pode sentar e provar os produtos que comprou, desde os biscoitos, os queijinhos, a charcutaria, um copo, garrafa de vinho ou até uma cerveja Quinas (mini) por apenas 55 cêntimos.