Rui de Sousa
Últimos posts de Rui de Sousa (see all)
- “Modo Fiesta” é o convite da Pizza Hut este Verão - Julho 28, 2021
- 11 farmácias onde pode fazer os testes rápidos comparticipados à Covid-19 no distrito de Leiria - Julho 12, 2021
- Crítica: Fatherhood é o Super Pai americano mas igualmente básico - Junho 30, 2021
A associação ambientalista Zero congratulou-se esta sexta-feira com o anúncio da desistência da pesquisa de gás natural nos concelhos da Batalha e em Pombal.
É uma grande vitória para a população, para os concelhos e para o próprio distrito de Leiria! Já não vai haver qualquer prospeção de gás na Bajouca (Pombal) e na Batalha. A notícia foi avançada pela associação ambientalista Zero, que deu conta da desistência da Australis Oil & Gas Portugal de avançar com a proposta inicial.
A Zero considera que a desistência “põe um ponto final na possibilidade de se vir a explorar combustíveis fósseis em Portugal”, como explica em comunicado, depois da assinatura do contrato para a exploração de gás, há cerca de cinco anos.
Em setembro de 2015, o Estado português assinou um contrato para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos com a empresa Australis Oil & Gas Portugal que abrangia duas concessões onshore, na Bacia Lusitânica, denominadas “Batalha” e “Pombal” cobrindo uma área de aproximadamente 2,500 km2. De acordo com a Zero, a Australis previa iniciar, em 2019, uma sondagem de prospeção e pesquisa por métodos convencionais na freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria.
“As comunidades locais e os movimentos ambientalistas tiveram um papel determinante no abandono desta opção retrógrada e completamente contrária às medidas necessárias num contexto de emergência climática”, explica a Zero.
Para a Camp In Gás, acampamento de acção contra Gás Fóssil e pela Justiça Climática, esta foi uma grande vitória: “Ganhámos! Pouco mais de um ano depois do primeiro acampamento de acção em Portugal, da mobilização ímpar na Bajouca por parte da população e de colectivos pela justiça climática, a Australis comunicou a sua renúncia às concessões de gás do centro de Portugal. Vale a pena lutar! Neste momento já não existem quaisquer contratos activos para exploração de combustíveis fósseis em Portugal!”, escreveram na sua página de Facebook.