Já não vai haver prospeção de gás na Bajouca e Batalha!


A associação ambientalista Zero congratulou-se esta sexta-feira com o anúncio da desistência da pesquisa de gás natural nos concelhos da Batalha e em Pombal.

É uma grande vitória para a população, para os concelhos e para o próprio distrito de Leiria! Já não vai haver qualquer prospeção de gás na Bajouca (Pombal) e na Batalha. A notícia foi avançada pela associação ambientalista Zero, que deu conta da desistência da Australis Oil & Gas Portugal de avançar com a proposta inicial.

A Zero considera que a desistência “põe um ponto final na possibilidade de se vir a explorar combustíveis fósseis em Portugal”, como explica em comunicado, depois da assinatura do contrato para a exploração de gás, há cerca de cinco anos.

Em setembro de 2015, o Estado português assinou um contrato para a pesquisa e produção de hidrocarbonetos com a empresa Australis Oil & Gas Portugal que abrangia duas concessões onshore, na Bacia Lusitânica, denominadas “Batalha” e “Pombal” cobrindo uma área de aproximadamente 2,500 km2. De acordo com a Zero, a Australis previa iniciar, em 2019, uma sondagem de prospeção e pesquisa por métodos convencionais na freguesia de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, distrito de Leiria.

“As comunidades locais e os movimentos ambientalistas tiveram um papel determinante no abandono desta opção retrógrada e completamente contrária às medidas necessárias num contexto de emergência climática”, explica a Zero.

Para a Camp In Gás, acampamento de acção contra Gás Fóssil e pela Justiça Climática, esta foi uma grande vitória:  “Ganhámos! Pouco mais de um ano depois do primeiro acampamento de acção em Portugal, da mobilização ímpar na Bajouca por parte da população e de colectivos pela justiça climática, a Australis comunicou a sua renúncia às concessões de gás do centro de Portugal. Vale a pena lutar! Neste momento já não existem quaisquer contratos activos para exploração de combustíveis fósseis em Portugal!”, escreveram na sua página de Facebook.

Já o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, aproveitou para mostrar a sua satisfação num pequeno vídeo, em que aborda esta conquista para o distrito de Leiria.
 
 
 
Foto: Camp In Gás