Rui de Sousa
Últimos posts de Rui de Sousa (see all)
- “Modo Fiesta” é o convite da Pizza Hut este Verão - Julho 28, 2021
- 11 farmácias onde pode fazer os testes rápidos comparticipados à Covid-19 no distrito de Leiria - Julho 12, 2021
- Crítica: Fatherhood é o Super Pai americano mas igualmente básico - Junho 30, 2021
Últimos posts de Sónia Pereira (see all)
A nova pizzaria em Leiria tem uma receita secreta para ter uma massa mais leve e ao mesmo tempo crocante. E também não faltam bons ingredientes – alguns que provavelmente nunca viu numa pizza.
Acha que Brasil, Itália e Portugal eram bons ingredientes para colocar numa pizza? A resposta é sim e é-nos dada por Anna Rolnik, dona da Pizzanna, a nova pizzaria em Leiria.
Anna é advogada de profissão e concilia o gosto e arte de fazer pizza com o seu trabalho principal. “Tudo nasceu em São Paulo, de onde somos oriundos e aprendemos a comer e fazer pizza, desde sempre”. O sonho de fundar uma pizzaria já era um desejo grande, apesar de no Brasil ser apenas um hobbie com muito sucesso… para os amigos: “No dia que fazíamos pizza, a casa ficava completamente cheia”. Depois de ela e a família emigrarem para Leiria, quiseram tornar esse sonho em realidade.
Foi assim que nasceu a Pizzanna, a meados de maio, logo após o confinamento obrigatório. Apesar do negócio recente e o país ainda estar em estado de alerta, “as vendas das pizzas têm funcionado bem”, como nos explicou Anna em entrevista à TIL.
Nesta pizzaria, sem querer estar a fazer plágio a outras marcas concorrentes, o segredo está mesmo na massa. A farinha é italiana e fica por períodos de 48h a 72h a fermentar. Isto vai fazer com que a massa se torne mais crocante e, ao mesmo tempo, leve.

Quanto a nível de sabores, eles misturam-se entre o continente sul-americano e o Europeu, com alguns dos ingredientes mais usados em cada local. Do lado canarinho foi-nos recomendado as pizzas Brasileira (molho tomate, mozzarella, fiambre, ovos cozidos, cebola, ervilha e oregãos) e Frango Cremoso (molho de tomate, frango desfiado, queijo creme, azeitonas e manjericão). Do lado “tuga”, a pizza Portuguesa (natas, bacalhau desfiado, molho bechamel, batatas ao cubo, cebolas e azeitonas). A pizza de Atum (molho de tomate mozzarella, atum, pimento, cebola roxa e tomilho), por exemplo, é o melhor exemplo de mistura entre ingredientes das duas culturas.
Como pizzas mais diferenciadoras, existem duas doces para sobremesas mas também uma Vegan Tofu, uma pizza pensada e da autoria de Vânia Fonseca, a dona do restaurante Kukicha.
As pizzas têm apenas um tamanho (38cm), o que dá em média para duas pessoas. Os preços variam entre os 8,80€ e os 12,80€.
Para já a Pizzanna só está aberta no horário de jantar, até porque no Brasil “as pessoas por norma só comem pizza” nessa refeição e funciona exclusivamente em regime de take away e entregas ao domicílio, pela mão da Uber Eats e da Glovo.
Fun fact: Pizzanna é o nome dado pela filha de Ana, quando ela tinha apenas 8 anos. Fez um desenho da mãe a comer pizza e juntou as palavras Pizza+Anna e disse-lhe que aquele teria que ser o nome da futura pizzaria. Missão cumprida!




