Muralhas reabre pelas mãos de Chef João Pereira: “Serei cozinheiro a minha vida toda, um cozinheiro vai sempre aprendendo todos os dias.”


Escrito por:

O Muralhas: Restaurant & Wine Bar tira partido da vista que o rodeia e torna-se o sítio perfeito para um copo ao final de tarde seguido de uma refeição que é uma verdadeira experiência nova na região de Leiria.

O Muralhas é conhecido pela sua arquitetura que faz lembrar as muralhas de um castelo, daí o nome do espaço, mas também reconhecido pela tradição e pelos sabores típicos portugueses. Com vista para o Mosteiro da Batalha este espaço único abre novamente, agora pelas mãos do chef João Pereira. A inauguração formal deste novo espaço foi a 30 de Outubro, e contou com a presença do chef José Avillez.

João Pereira promete juntar à mesa a tradição e o futuro da cozinha, explica então que “a tradição ainda é o que era. Todos os pratos mais tradicionais são agora feitos de uma forma mais requintada, com um bocadinho mais de glamour. Mas não deixamos de ter pratos mais tradicionais como o arroz de cabidela, o bacalhau grelhado ou o arroz de peixe. Depois temos alguns pratos com alguma inovação, alguns toques diferentes, para poder dar ao cliente também uma experiência nova.”

O seu primeiro contacto com a cozinha foi precisamente no Muralhas, em 2004, depois passou por vários restaurantes na região de Leiria e do Algarve, trabalhou no Belcanto com o chef José Avillez, acabando por decidir regressar a Leiria e avançar com este projeto por realização pessoal. Mas João não se auto titula como chef, o próprio diz “Irei ser cozinheiro a minha vida toda, um cozinheiro vai sempre aprendendo todos os dias.”

 

O Muralhas conta com uma carta variada, tradicional, mas com apontamentos modernos. Para iniciar a refeição tem à disposição algumas entradas frias como: o carpaccio de toiro, uma salada de queijo de cabra e pêra; ou as entradas quentes: como as gambas salteadas  e um misto de cogumelos salteados, entre outros.  Há oito pratos de peixe, entre eles: o risotto de camarão e lima, pargo do mar com dashi de legumes ou a tranche de salmão braseada com puré de grão.  Há três cortes de carne maturada com 21 dias,  o tomawok, o entrecôte e o t-bone. Mas os pratos de carne não ficam por aí, com posta de vitelão dos Açores à lagareiro, perna de cabrito no forno, rabo de toiro estufado, carré de javali, pluma de porco preto, bife do lombo ou bife da vazia. Na carta há três pratos como opção vegetariana.

Se gosta mesmo de pratos para partilhar, pode optar pelo arroz de corvina com camarão, o bacalhau grelhado na brasa à lagareiro ou a cabidela de galo caseiro.  “Temos morcela de arroz, temos brisas do Liz, temos uma sopa de bacalhau muito parecida com a sopa do Vidreiro e como acompanhamento de alguns pratos de peixe, temos as migas de Leiria. Portanto queremos muito trabalhar aquilo que são os nossos pratos, as nossas comidas.” contou-nos João sobre os pratos típicos da região.

A TIL teve a oportunidade de degustar algumas das estrelas da carta como o carpaccio de bacalhau fumado com puré de grão e trufa, o tataki de atum com puré de batata-doce e canónicos, o entrecôte com puré de ervilha e estufado de cogumelos selvagens e, ainda, o cheesecake de chocolate branco com frutos vermelhos.

O Muralhas tem um bar que não serve apenas de apoio ao restaurante é, também, um wine bar onde é possível ir beber um copo após o dia de trabalho e aproveitar a vista que o restaurante proporciona. Contando com mais de cinquenta vinhos nacionais em carta.

Horário: 

Terça a Sábado – 12h às 15h e das 19h às 22h

Domingo das 12h às 15h

Morada:

Restaurante Muralhas, Rua Cidade Colipo, 2410-001 Andreus, Leiria

 

Fotos: Ricardo Graça (in Facebook Restaurante Muralhas)