Casa das Gatas – o novo espaço “in” de Pombal para comer ou beber um copo


Escrito por:
Fotografia por:
Karina Milheiro
Karina Milheiro
                       

Últimos posts de Karina Milheiro (see all)

    Tem a vertente de restaurante e bar. As opções gastronómicas são diversas, mas tapear será sempre uma excelente opção.

    Aqui, em Pombal, não há gato. Desde junho há gatas, neste caso a Casa das Gatas, um restaurante e bar que pretende apresentar-se com um espaço inovador, sem esquecer as suas raízes. Mas vamos por partes.

    A Casa das Gatas é um edifício histórico, proveniente do século XX, situado na Rua do Louriçal (Bairro Agorreta). Era, na altura, um espaço explorado por duas irmãs que tinham uma residencial e um pequeno restaurante onde faziam os seus pratos caseiros. Estas duas irmãs eram definidas de “gatas”, daí a a explicação do nome.

     

    Agora, adquiridos pelos proprietários Anthony Fernandes e Luísa Monteiro, a Casa das Gatas ficou com o mesmo nome, o edifício de dois pisos (mais duplo terraço) foi remodelado e agora é um espaço inovador que mistura o rústico com linhas modernas, típicas de restaurantes de topo.

    A TIL esteve à conversa com o proprietário, Anthony Fernandes, 32 anos, que nos explicou o conceito particular deste seu restaurante. “A estrutura existente foi mantida, essa é uma das suas particularidades. O conceito foi depois introduzido adaptada  a toda estrutura existente”, explica.

    O bar, os petiscos e os pratos para partilhar são o grande core deste novo restaurante em Pombal. Ou seja, é um óptimo espaço para aproveitar antes, durante ou depois da hora de jantar.

    As carnes maturadas são o principal chamativo desta casa. Fora as carnes, o restaurante também tem como principais especialidades: as Bolinhas de Bacalhau, Camarão às Gatas e Feijoada de Cogumelos, para o público vegetariano.

    Todos os produtos são naturais da região. Os queijos de Sicó, o azeite e as compotas são alguns dos exemplos desta preferência pelos produtos à volta de Pombal.

    Os vinhos são escolhidos a dedo e, na garrafeira, existem vinhos de todas as regiões de Portugal. E claro, há sempre uma tábua de queijos ou tapas para poder acompanhar a bebida dos Deuses.

    De segunda a sexta, existe sempre uma sugestão da casa com um preço mais baixo, onde haverá sempre um prato que varia entre carne e peixe ou uma escolha vegetariana, por apenas 9€.

    Inclusive, a Casa das Gatas vai ter em dias específicos atuações de jazz e outros géneros musicais à medida do espaço. Concertos de bandas na esplanada também pode ser outra das opções pontuais.

     

    Horários: Todos os dias, das 12h às 2h
    Rua do Louriçal, Loja 32, Pombal, Leiria, Portugal