Ricardo Araújo Pereira, Gonçalo M. Tavares e mais uns quantos escritores na Feira do Livro, em Leiria


Escrito por:

A Feira do Livro de Leiria 2019 volta para nova edição e traz escritores e artistas de peso.

Mais um ano, mais uma edição de literatura no centro da cidade. De 27 a 31 de março, no Mercado Sant’ana, vários escritores, bem como editoras e lojas de livros, vão estar presentes para divulgar o melhor da literatura portuguesa e internacional na Feira do Livro. Destaque para a presença do humorista Ricardo Araújo Pereira e de um curso de cultura, literatura e pensamento contemporâneo dado por Gonçalo M Tavares.

O tema central desta edição da Feira do Livro é Somos Livres com Livros , anunciou Anabela Graça, vereadora da educação, na promoção do evento. O tema está justificado com a proximidade das datas com o Dia da Liberdade (25 de abril).

Também por isso estará patente a exposição de fotografia “25 de Abril, 45 anos”, de Alfredo Cunha, conhecido como o fotógrafo de Abril, e que irá divulgar diferentes momentos do que foi o 25 de Abril de 1974.

Gonçalo M. Tavares, escritor finalista do prémio europeu de literatura Jean Monnet, irá leccionar um curso de dez horas sobre Cultura, Literatura e Pensamento Contemporâneo, numa iniciativa que pretende ser formativa e possibilitar um contacto mais direto entre escritor e leitores, a decorrer nos dias 29, 30 e 31 de março na Biblioteca Municipal.

No domingo, 31 de março, último dia do evento, será também o dia mais recheado de artistas: por um lado o músico Sérgio Godinho e do outro, o humorista Ricardo Araújo Pereira, que irão apresentar os seus mais recentes livros Estocolmo e Estar Vivo Aleija, respetivamente.

As tradicionais bancas de livros estarão presentes no Mercado Sant’ana com a participação das livrarias Americana, Arquivo, Boa Leitura, Gráfica de Leiria e Letras e Livros, contando também com a colaboração das Edições Tinta da China.

À semelhança de anos anteriores, os cerca de 4.100 alunos do 1.º ciclo das escolas do concelho recebem um voucher no valor de 2 euros para aquisição de livros no espaço da Feira, com o objectivo de estimular a aproximação à leitura.

Além de todas estas atividades, pode ficar a conhecer pormenorizadamente todo o evento aqui.

 

Foto: Gil Álvaro de Lemos