Startup Leiria inaugurada como aceleradora de sete empresas


A Startup Leiria é um projeto que conta com um programa de aceleração inovador em Portugal. Com a duração de quatro meses debruça-se nas áreas de inovação tecnológica, enquadradas na iniciativa indústria 4.0.

Este programa visa apoiar as startups selecionadas a acelerarem o ritmo de crescimento e internacionalização. Este processo é feito através de um programa intensivo de mentoria e acompanhamento, providenciado por um painel de mentores com uma vasta experiência em inovação,  tecnologia e empreendedorismo.

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, defendeu, em comunicado de imprensa divulgado no passado mês, que Portugal está no “caminho certo” no que diz respeito ao desenvolvimento das startups e das empresas nacionais.

Neste comunicado, o governante falava na inauguração das instalações da Startup Leiria, que decorreu nesse mês, no Mercado de Sant’Ana, em Leiria.

Atualmente já se encontram sete startups selecionadas sendo que nos próximos quatro meses terão o apoio de mentores para o desenvolvimento e aceleração dos seus negócios. Aqui, Pedro Siza Vieira pôs em evidência o percurso das empresas portuguesas no panorama da economia nacional, tendo em conta o desenvolvimento e crescimento regional e a melhoria da competitividade do país ligando novas e antigas indústrias.

Em nota de imprensa, o vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, defende que este é um marco importante e um passo que tornará a região empenhada em vencer novos desafios – “o empreendedorismo no campo das novas tecnologias é uma área em grande crescimento a nível global. A aposta e atracão de empresas nesta área constitui uma prioridade para o município de Leiria”.

Gonçalo Lopes acrescentou ainda que Leiria terá condições para se afirmar como uma região de excelência, quer a nível empresarial como social. Para tal, é importante manter a aposta na inovação bem como nas novas tecnologias – áreas estas que marcam a fronteira entre regiões mais e menos desenvolvidas.