Batismos de voo e acrobacias em F16: vai ser assim o Dia Aberto na Base Aérea de Monte Real


A Base Aérea de Monte Real volta a abrir a porta de armas para mostrar o que se passa do lado de dentro.

Este domingo, dia 16, a Base Aérea de Monte Real abre as portas da casa para mostrar de que são feitos os militares no nosso distrito. Como já aconteceu am anos anteriores, a Força Aérea tem planeada uma mostra de várias atividades, incluindo batismos de voo em C295, demonstrações de capacidade de F-16 e até um concerto.

Das 10h às 17h será possível conhecer as instalações militares e ter uma visão aproximada daquilo que são as atividades desenvolvidas em Monte Real. Durante a manhã, os participantes terão a oportunidade de estar próximos dos aviões com aterragens de F-16, batismo de voo em C295 e também uma demonstração cinotécnica com cães militares. Depois de almoço haverá mais atividades, entre as quais o concerto de Ricardo “Alvega” Carriço e a descolagem de aeronaves do AeroClube de Leiria.

Base Aérea nº5

Este dia aberto, que assinala o 66.º aniversário da Força Aérea, conta ainda com a colaboração da Associação de Defesa e Apoio da Vida (ADAV – Leiria) numa iniciativa que visa também a colaboração dos participantes, que poderão fazer doações de bens alimentares, artigos para bebés (fraldas, produtos de higiene, entre outros), material escolar, brinquedos e jogos didáticos. A Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande (APAMG) também estará presente e aceita doações de vários produtos animais. Cada doação garante uma senha para sortear um lugar num dos voos da aeronave C295. 

Devido à elevada afluência de participantes foram disponibilizados outros parques de estacionamento: na discoteca Império Romano, na Garcia e no Campo de Futebol do Pilado, sendo o transporte assegurado por autocarros.

Fotos: DR