Alcobaça recebe exposição sobre o seu Mosteiro “através de um smartphone”


Escrito por:
Rui de Sousa
Rui de Sousa
                       

Últimos posts de Rui de Sousa (see all)

A exposição é gratuita e estará patente de 9 a 22 de junho.

Quando pensa em fazer uma viagem ou, simplesmente, visitar um local novo, a câmara fotográfica começa a ser um utensílio mais secundário, já que esta função está disponível em qualquer smartphone do mercado, sendo um aliado seguro a cada sítio que vai.

É este o mote para a exposição Do séc. XII ao XXI através de um smartphone, de Bruno Januário. Além de fazer um balanço entre o antigo e o novo, já que todas as fotografias são sobre o Mosteiro (o epicentro da cidade de Alcobaça e património da humanidade) e são tiradas através de um smartphone Huawey P20 Pro, o fotógrafo pretende também mostrar que não necessita de máquinas “profissionais” para captar uma fotografia de qualidade.

Algumas das fotografias de Bruno Januário foram captadas sem tripé e com seis segundos de exposição, o que as torna ainda mais especiais e “reais”, explica o fotógrafo à TIL. As fotografias, essas, estão divulgadas em formato 40×50 para se entender as reais capacidades do equipamento, mesmo em grandes escala.

A abertura da exposição está marcada  para sábado, dia 9 de junho, às 15h, na galeria e auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcobaça. Se não conseguir visitar nesse dia, saiba que a exposição estará aberta durante a semana das 9h às 15:30h, estando patente até ao dia 22 do mesmo mês (excepto aos domingos). A exposição é gratuita.

Dia 16 será o mais forte da exposição já que, além da presença do autor, terá ainda a oportunidade de assistir a palestras de três fotógrafos internacionais, de diferentes países (França, Brasil e Portugal), que irão discutir sobre a história, a arte e a análise da fotografia.

Esperemos que, com esta exposição, ganhe também motivação para tirar grandes fotos no Mosteiro de Alcobaça!