Bailarino leiriense António Casalinho conquista Prix de Lausanne


Aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, em Gândara dos Olivais, Leiria, foi distinguido com dois prémios que lhe foram atribuídos na Competição Internacional Prix de Lausanne, na Suíça.

O jovem de 17 anos ganhou a competição mas, para além disso, foi distinguido com Prémio de Interpretação Contemporânea e recebeu uma bolsa de estudos, onde terá a possibilidade de escolher uma das companhias parceiras do Prix de Lausanne.

António Casalinho foi um dos seis jovens finalistas distinguidos com bolsas pela 49.ª edição daquele certame, à qual concorreram inicialmente 82 candidatos, destes, 78 chegaram à fase competitiva e 20 acederam à final, que decorreu no sábado por vídeo.

A final foi disputada contra outros 19 bailarinos, oriundos de vários países, entre eles, dois também alunos do conservatório Annarella: Francisco Gomes e Giulio Diligente.

Casalinho foi o primeiro português a alcançar o primeiro lugar na competição de Prix de Lausanne, em representação de uma escola portuguesa, nesta que foi a sua 49ª edição. Relembramos que o bailarino tem saído vitorioso em variadas competições ao longo dos anos. Nacionalmente, conquistou o primeiro lugar do programa de talentos, Got Talent, em 2017 e internacionalmente, o concurso mais antigo de ballet do mundo, o Varna International Ballet Competition na Bulgária e o Beijing International Ballet and Choreography Competition, na China.

 

Foto: Prix Lausanne