Conheça os finalistas leirienses das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal


O distrito de Leiria ficou a conhecer no domingo, dia 7 de junho, os sete candidatos que irão disputar uma das finais regionais do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

Numa emissão durante todo o dia de domingo na RTP1, das 504 candidaturas recebidas, deu-se a conhecer os 7 finalistas dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, num total de 140 finalistas regionais. Os 7 patrimónios de cada região foram eleitos por um painel de especialistas que conta com sete membros de cada um dos distritos e regiões autónomas.

No distrito de Leiria, na categoria “Artesanato”, a região tem como representantes o Artesanato em Vidro, da Marinha Grande, e a Renda de Bilros de Peniche.

O Enterro do Bacalhau, em Leiria, e a Arte Xávega, da Marinha Grande, foram os eleitos na categoria “Rituais e Costumes”.

Já na categoria “Procissões e Romarias” concorrem a Procissão dos Caracóis – Festa de Nossa Senhora do Fetal, na Batalha, e a Procissão Marítima Noturna em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche.

Por fim, na categoria “Artefactos” foram selecionados os Muros de Pedra Seca, em Porto de Mós.

Será a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional que os finalistas irão competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto. Após estes programas, que serão transmitidos durante o mês de julho, serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.

No entanto, haverá ainda um programa de repescagem a 16 de agosto, que vai recuperar oito dos candidatos já eliminados, e duas semi-finais nos dias 23 e 30 de agosto, antes do término oficial do concurso a 5 de setembro.

Foto: 7Maravilhas.pt