As crianças do 1ºciclo da Nazaré vão ter uma disciplina sobre os Oceanos


Escrito por:
Rui de Sousa
Rui de Sousa
                       

Últimos posts de Rui de Sousa (see all)

Esta nova área de formação pretende sensibilizar as crianças sobre a importância e preservação dos oceanos

Os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré vão ter uma nova área de formação curricular, já neste ano letivo, relacionada com a educação pela preservação dos oceanos.
 
O facto da Nazaré possuir grandes atrações naturais e de muitas delas estarem relacionadas com o mar (surf, ondas gigantes, entre outras) foi um dos motivos que levou à implementação de um programa educativo pioneiro, que contempla a formação e sensibilização dos alunos do 1.º Ciclo, para a preservação e desenvolvimento das condições naturais da vila nazarena.
 
Este programa denomina-se: “Educar para uma Geração Azul -Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular” e é originalmente um projeto da Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e da Direção-Geral da Educação. 
 
O programa tem como finalidade sensibilizar as próximas gerações para a necessidade de sustentabilidade e com a conservação do oceano.
 
Nesse sentido, serão trabalhadas oito áreas do conhecimento sobre o oceano, tais como: literatura, ecologia, direito, estratégia, economia, história, física e química, nas disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio.