Escrito por:
Rui de Sousa
Editor
Últimos posts de Rui de Sousa (see all)
- “Modo Fiesta” é o convite da Pizza Hut este Verão - Julho 28, 2021
- 11 farmácias onde pode fazer os testes rápidos comparticipados à Covid-19 no distrito de Leiria - Julho 12, 2021
- Crítica: Fatherhood é o Super Pai americano mas igualmente básico - Junho 30, 2021
Esta nova área de formação pretende sensibilizar as crianças sobre a importância e preservação dos oceanos
Os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho da Nazaré vão ter uma nova área de formação curricular, já neste ano letivo, relacionada com a educação pela preservação dos oceanos.
O facto da Nazaré possuir grandes atrações naturais e de muitas delas estarem relacionadas com o mar (surf, ondas gigantes, entre outras) foi um dos motivos que levou à implementação de um programa educativo pioneiro, que contempla a formação e sensibilização dos alunos do 1.º Ciclo, para a preservação e desenvolvimento das condições naturais da vila nazarena.
Este programa denomina-se: “Educar para uma Geração Azul -Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular” e é originalmente um projeto da Fundação Oceano Azul, Oceanário de Lisboa e da Direção-Geral da Educação.
O programa tem como finalidade sensibilizar as próximas gerações para a necessidade de sustentabilidade e com a conservação do oceano.
Nesse sentido, serão trabalhadas oito áreas do conhecimento sobre o oceano, tais como: literatura, ecologia, direito, estratégia, economia, história, física e química, nas disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio.