O Mosteiro do Leitão está renovado e agora também é restaurante inclusivo


Existem ementas em braille e linguagem pictográfica neste novo Mosteiro do Leitão. A obra também foi projetada com base em arquitetura sustentável.

O restaurante tem nome de leitão mas nem só desta especialidade vive o renovado restaurante localizado na Batalha.  Agora o Mosteiro do Leitão está dividido em três diferentes conceitos: Mundo do Peixe, Claustro Experiences e EME lounge.

O espaço, a cargo de Zita Freire e Bruno Figueiredo, também aumentou a sua dimensão, ocupando agora uma área com cerca de dois mil metros quadrados.

O renovado restaurante também ganha a nível de inclusão – foram criadas ementas em braille e linguagem pictográfica, promovendo assim a inclusão social a inclusão social da população com necessidades educativas. Estes modelos realizaram-se em conjunto com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria. Além destas novidades, também está previsto criar uma carta
de vinhos, em braille.

O Mosteiro do Leitão tem cerca de 500 lugares sentados, várias salas e cozinhas e jardins interior e exterior.

Quanto aos pratos o saboroso leitão continua a ser rei na cozinha desenvolvida pelo chef Ricardo Fernandes. Esta iguaria, com 11 anos a fazer furor na vila, continua a ser um dos preferidos dos que a visitam. Entre outras especialidades, existe o risotto de cogumelos, eleito em 2016 como o Melhor Arroz de Portugal.

Um mundo do peixe para descobrir

O leitão continua a ser o ex-libris do espaço mas agora, também, há peixe em quantidade e qualidade no novo Mundo do Peixe. O proprietário é o senhor Reis, com vasta experiência na área de restauração e grande conhecedor dos peixes.

Todos os dias, fazem viagens à lota da Nazaré com o objetivo de entregar o melhor peixe fresco da costa portuguesa aos clientes.

Claustro para aconchegar o estômago

Do outro lado do Mosteiro do Leitão, há o Claustro. A ementa é composta por
petiscos elaborados, que oscilam entre carpaccios, tempura de choco e pimentos padrón, e por hambúrgueres artesanais.

A grande diferença deste espaço, em relação aos restantes, está no horário – este é o único aberto do almoço ao jantar, sem qualquer interrupção. É a melhor opção para quem está a fazer uma viagem de Lisboa ao Porto e quer aconchegar o estômago a meio da viagem.

Da parte de fora existe um jardim com esplanada ideal para aproveitar um cocktail de final de tarde.

Hambúrguer de picanha em pão de tomate, com queijo, compota de cebola roxa, ananás grelhado e bacon.
Vencedora do Best Bakery a cargo das sobremesas

Em França desde que nasceu, Cecília mudou-se de Paris para Leiria, há cerca de três anos, com o sonho de abrir a própria pastelaria. Frequentou na capital gaulesa um curso de pastelaria fina francesa, numa das melhores escolas do género em França.

Já a viver em Leiria, participou no concurso Best Bakery da SIC, que elegeu a melhor pastelaria em Portugal. Cecília ganhou o primeiro lugar e agora é a grande contratação na temática das sobremesas no Mosteiro do Leitão.

 

Outras informações:
Morada: IC2 Casal da Amieira, n.º 33, 2440-477 Batalha
Horário: diariamente, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h30
Tel: 244 767 853