Últimos posts de Rita Silva (see all)
- 6 Percursos Pedestres para explorar a região de Leiria - Abril 2, 2021
- Que seja Poke – Novidade gastronómica em Leiria - Março 31, 2021
- Que seja Brigadeiro – o novo paraíso em Leiria para amantes de chocolate - Março 28, 2021
Apesar das várias restrições relacionadas com a Covid-19, continua a ser possível dar sangue. É um ato seguro e que pode ajudar muitas vidas!
Durante o mês de janeiro, as reservas de sangue atingiram valores críticos, fazendo soar alguns alarmes, uma vez que a instabilidade dos stocks disponíveis pode condicionar a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Face a estas circunstâncias, foram vários os apelos à dádiva para travar a quebra das reservas, “Dar sangue é seguro”, mesmo com as restrições e os receios levantados pela pandemia de Covid-19, esclareceu o presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES). Nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas de higiene para assegurar que este ato se realiza em segurança, para além disso, são permitidas as deslocações para efeitos de dádiva.
Nas últimas semanas, os portugueses mobilizaram-se massivamente e foram muitos os que doaram sangue. No entanto, e porque diariamente são necessárias cerca de 1000 unidades de sangue em todo o país, não podemos baixar os braços, e temos de continuar a doar o nosso líquido mais valioso – o sangue. Neste contexto pandémico, mais do que nunca, é imprescindível a solidariedade de todos para ajudarmos a salvar vidas. Uma dádiva pode ajudar a salvar a vida de três pessoas, uma vez que o sangue é separado por três componentes diferentes e com funções terapêuticas também distintas.
De forma a auxiliar atuais e potenciais dadores de sangue, a TIL reuniu um conjunto de informações essenciais:
Ser dador de sangue:
Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos (o limite de idade para a primeira dádiva é aos 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 kg e ter hábitos de vida saudável. Dar sangue não tem contraindicações para um adulto saudável.
Antes da dádiva deve-se reforçar a hidratação (com líquidos como água ou chá) no dia anterior e no próprio dia, evitar grandes períodos de exposição solar e tomar sempre o pequeno-almoço (evitando refeições abundantes previamente à dádiva).
À chegada ao posto de colheita, todos os candidatos a dadores passam pela medição de temperatura e desinfeção de mãos, procedem ao registo e preenchem um inquérito de saúde. Após a consulta de validação dos dados, se não houver impedimentos, o dador passa à sala de colheitas, onde estão asseguradas as condições de higiene e distanciamento social necessárias devido à Covid-19. Em poucos minutos, a colheita termina e o dador é convidado a tomar um lanche, dando tempo ao dador para repor energia e prosseguir com o seu dia. Após a dádiva é fundamental continuar a hidratação, evitar grandes períodos de exposição solar e evitar o exercício físico no dia da dádiva.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) pede a colaboração de todos os dadores para que caso tenham sintomas suspeitos de COVID-19 como febre, tosse, falta de ar ou tenha existido contacto com alguém infetado, adiem a dádiva para quando não existir risco de transmissão do vírus.

Próximas colheitas de sangue no distrito de Leiria:
1 de Fevereiro, 2ª Feira
CALDAS DA RAINHA
Local: Columbófila Caldense – Caldas da Rainha promovido pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha
Horário: 15h00 – 19h00
2 de Fevereiro, 3ª Feira
MARINHA GRANDE
Local: Sala de colheitas Salviano Cabral Ferreira (VIMA – Marinha Grande)
Horário: 10h30 – 13h00 / 15h00 – 19h00
CALDAS DA RAINHA
Local: Escola de Sargentos das Caldas da Rainha promovido pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue das Caldas da Rainha
Horário: 09h00 – 13h00
LEIRIA
Local: Est. Municipal Leiria Porta 2
Horário: 10h00 – 13h00
5 de Fevereiro, 6ªFeira
LEIRIA
Local: Est. Municipal Leiria Porta 2
Horário: 15h00 – 19h00
7 de Fevereiro, Domingo
VALADO DOS FRADES
Local: Valado dos Frades promovido pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Nazaré
Horário: 09h00 – 13h00
PENICHE
Local: Pavilhão de Viaturas de Saúde – BVPeniche – Peniche promovido pele Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Peniche
Horário: 09h00 – 13h00
13 de Fevereiro, Sábado
MARINHA GRANDE
Local: Sala de colheitas Salviano Cabral Ferreira (VIMA – Marinha Grande)
Horário: 09h00 – 12h30 / 15h00 – 17h30
16 de Fevereiro, 3ªFeira
MARINHA GRANDE
Local: Sala de colheitas Salviano Cabral Ferreira (VIMA – Marinha Grande)
Horário: 16h00 – 20h00
Pode consultar mais informações sobre a dádiva de sangue e locais/sessões de colheita em: