O novo baloiço da Nazaré tem vista-mar – e é um quadro típico da vila


O Baloiço da Ladeira tem uma vista panorâmica sobre o areal e é uma das grandes novidades de 2020 na região da Nazaré.

Sentar, agarrar nas cordas, divertir e tirar uma foto para as redes sociais. Tem sido esta a rotina de muitos turistas que têm visitado tantos baloiços na região e no resto do país. Agora é a região Oeste, mais propriamente a Nazaré, a ter o seu próprio baloiço!

O Baloiço da Ladeira, assim chamado, está situado no alto da vila – o Sítio da Nazaré. No alto do baloiço está, de um lado, o nome do mesmo e do outro a frase que vai marcar muitos perfis de Instagram nos próximos tempos: “Foi amor à primeira vista”.

Quem o concebeu e anunciou em primeira mão nas redes sociais foi João Portugal Formiga, presidente da junta de freguesia da Nazaré.  O pensador desta obra que vai marcar a região da Nazaré descreve assim o Baloiço da Ladeira:

“… na Nazaré temos paisagens de uma beleza enorme, que só muda conforme as horas do dia. Do nascer ao pôr-do-sol, as cores e a luminosidade vão tendo vida própria que muitas vezes nos comove, nos faz sentir gratos pela sorte que temos. Este é o meu pequeno presente, um pouco de liberdade, de paz para vermos e sentirmos a Nazaré de outro ângulo, tão linda e tão nossa como sempre”
 
Com um discurso assim é impossível não ficar maravilhado com o Baloiço da Ladeira, que certamente irá atrair muitos visitantes nas mais variadas alturas do ano.
 
baloiço da ladeira nazaré

Como chegar ao Baloiço da Ladeira, na Nazaré?

Para chegar ao Baloiço da Ladeira, na Nazaré, pode fazê-lo de duas formas: ou pelo centro da Nazaré ou então pelo Sítio da Nazaré, no alto da vila. Ambos são caminhos a pé que levam ao mais recente baloiço, ou seja, terá sempre de deixar o carro estacionado. 

Segundo o site da Câmara Municipal da Nazaré, a Ladeira é um “antigo caminho de areia, que servia de ligação entre a praia e o Sítio, foi calcetado de forma a melhorar o acesso ao Santuário e também ao Hospital. Até à construção do Ascensor este era o caminho mais rápido entre as duas partes da vila.  Ainda hoje, subir ou descer a Ladeira do Sítio permite admirar a beleza da Nazaré, da sua praia e casario, das suas ruas que correm para o mar, até ao horizonte”.

O spot promocional elaborado pela Oonify também já está em destaque nas redes sociais dos produtores do baloiço Veco Urban Design:

 

Mais informações sobre o caminho aqui.

 

Foto: Bruno dos Santos