Há um condomínio em Leiria que está a dar que “cantar”


Um condomínio diferente em Leiria. É na Cruz da Areia que os vizinhos se encontram nas suas varandas para partilharem momentos musicais. A par deste encontro semanal, todos os dias às 22h encontram-se para aplaudir aos profissionais de saúde.

“Tudo começou quando os vizinhos me convidaram a colocar uma coluna na varanda para animar o pessoal”, exclamou Nuno Mendes, um dos vizinhos pioneiros dos eventos musicais do condomínio da Cruz da Areia. Após o sucesso do primeiro encontro, os vizinhos pediram para voltar a repetir-se no fim de semana a seguir (o primeiro aconteceu logo após o final das aulas). Agora são muitos os vizinhos que participam, uns cantam, outros tocam guitarra, e no próximo sábado (25 de abril) até aula de zumba vai haver. “Umas das vizinhas disponibilizou-se para dar uma aula, no pátio comum, onde os vizinhos podem participar pela varanda”, explicou Nuno.

Mas os concertos começaram mesmo quando Nuno celebrou 40 anos e convidou João Miguel (cantor leiriense) a dar música aos vizinhos a partir da varanda. “Desde esse dia, sempre que um vizinho faz anos vamos à varanda cantar os parabéns”, acrescentou Nuno.

No domingo passado, foi também um dia especial, para além dos momentos musicais já habituais com os vizinhos, tiveram a presença do leiriense Nuno Esperto, finalista do The Voice, e a cantora, também leiriense, Elsa Gomes a “dar música” aos vizinhos do condomínio.

E assim cantado, os vizinhos vão-se animando. “Nós somos um condomínio muito unido, anualmente já fazemos duas festas e, portanto, quase que foi acontecendo naturalmente. Quando demos por nós já estávamos todos nas varandas a conviver, em amena cavaqueira”, disse Hugo Gonçalves, um dos vizinhos, que espera que a polícia e os vizinhos o deixem continuar a ter música ao vivo na varanda.

Parece que todos os vizinhos estão satisfeitos, Ediana Maskaro, é uma das vizinhas que diz estar muito feliz por estes momentos musicais, e que faz da sua varanda palco para cantar, acompanhada pelo marido (na guitarra) e pelo filho (na bateria). “É tão bom, fico muito feliz, por mim seria assim todos os fins de semana”, exclama Ediana, que espera no próximo sábado, já que está de folga, poder dar música aos seus vizinhos.

Mas a animação do condomínio não se fica por aqui. Também no sábado, antes da aula de zumba, vai existir um karaoke. “Com todos os cuidados de segurança, vai estar um microfone no pátio, sempre desinfetado, onde o vizinho, à vez, vai ao centro cantar”, contou à TIL Nuno Mendes.

 

Para já os momentos de música na varanda vão continuar ao fim de semana, “até tudo voltar ao normal”. “Quando tudo passar fazemos uma festa para festejar”. Concluiu Nuno.

 

Foto: Nuno Mendes

 

#FiqueEmCasa