7 marcas de cervejas artesanais no distrito de Leiria


Escrito por:

Elaborámos uma lista a pensar em si, não tanto na sua barriga – todas as cervejas artesanais produzidas no distrito de Leiria.

“Para matar a sede, uma grande cerveja”. Podia ser uma famosa expressão popular portuguesa se não a tivessemos inventado no decorrer deste texto. Queremos pessoas felizes e por isso, neste artigo, selecionámos todas as marcas de cervejas artesanais oriundas do distrito de Leiria. Vamos conhecê-las:

  • Bordallo (Caldas da Rainha)

O projecto da cerveja artesanal Bordallo começou no final de 2012 quando um grupo de amigos das Caldas da Rainha, insatisfeito com a homogeneidade das cervejas que conseguiam encontrar na região e com a curiosidade e espírito crítico para entrar numa nova aventura, começaram a produzir a sua própria cerveja.

A cerveja é produzida com ingredientes 100% naturais, não tem corantes, nem conservantes, não é filtrada, nem pasteurizada.

  • Corema (Marinha Grande)

A Corema nasce na Marinha Grande, tal como as camarinhas nas dunas do pinhal Del Rei Dom Dinis. O nome parte de uma singela homenagem ao povo desta região, que não vive sem a sua floresta e sem o mar, tal como a baga silvestre que simboliza a marca.

Neste momento existem duas variedades Corema no mercado: Blond Ale (estilo americano) e a Imperial Stout (cerveja preta).

  • Pedrogão (Pedrogão)

A Cerveja Pedrógão é uma cerveja belga de base, trabalhada para se enquadrar melhor no clima português e produzida com água da Praia do Pedrógão.

O core desta cerveja está no tipo Belgian Amber Ale e tem três sub-categorias: Sunset, Night Shade e Roots.

  • Family Farm Flavours (Pombal)

Family Farm Flavours

Pombal é quase um centro urbano de cerveja artesanal e também é lá que é produzida a Family Farm Falvours. Esta é uma marca que tem aproveitado feiras em quase todo o país para se ir promovendo.

São produzidas 10 variedades da Family Farm Flavours – com maior destaque para as Ipa (cerveja loira), Stout (cerveja preta) e Pale Ale (cerveja morena). 

  • Xarlie (Leiria)

A cerveja mais famosa da companhia Xarlie trata-se de uma Lager Pilsner, fabricada a partir de malte tipo Pilsen, lúpulo Saaz e água de baixa dureza, fermentada por levedura de baixa fermentação e marcada pela capacidade de apresentar leveza e força em simultâneo.

A marca Xarlie nasce de uma paixão pelo mundo cervejeiro. Com a base entre as cidades de Leiria e Pombal, a Xarlie já é uma cerveja artesanal bem conhecida dos habitantes (e apreciadores de cerveja) destas cidades. Consegue encontrar algumas das suas cervejas nas grandes superfícies comerciais.

 

  • Xo Carago (Leiria)

“Silvais?? Xó Carago!!” Assim nasceu a cerveja artesanal da Maceira

A Xó Carago é uma cerveja produzida na Maceira, ali numa vila entre Leiria e a Marinha Grande. A empresa foi criada entre amigos e a aceitação da Xó Carago tem sido óptima, sendo já vendida em alguns espaços comerciais bem conhecidos dos portugueses.

Pode conhecer mais sobre esta marca e as suas cervejas através da reportagem da TIL, clicando no link acima.

 

  • Sidrada (Bombarral)

Sidrada: a primeira sidra 100% portuguesa que já conquistou Miguel Esteves Cardoso

É provavelmente a sidra mais idêntica àquela que é produzida no Reino Unido e que tanto tem feito novos apreciadores em Portugal. A Sidrada é natural do Bombarral, mas depressa tem conquistado pessoas por todo o país.

Para já, a marca tem ao dispor as variedades de: uma maçã, três maçãs e sidra de pêra rocha (perada). Em Leiria consegue encontrá-la na LisQueijo.