King’s Apartments – o novo alojamento local de Leiria fica num edifício construído em 1642


Escrito por: Fotografia por:
Teresa Neto
Teresa Neto
                       

Últimos posts de Teresa Neto (see all)

    Está lá a pedra gravada, com uma inscrição que não deixa mentir – localizado a meio da Rua Direita, o edifício do King’s Apartments tem quase 400 anos.

    Embora isso não se faça notar no conforto das instalações, que foram totalmente renovadas, há alguns pormenores que subsistem da construção original, como os blocos em calcário que sustentam as portas ou a alvenaria das paredes do quiosque, que serve de receção ao mais recente alojamento local de Leiria. Sim, porque para além de um hostel, este espaço é um “três em um”, albergando também uma lavandaria self-service e uma loja de venda de jornais e souvenirs da região.

    O projeto começou com a decisão de Vítor Rei em abrir uma lavandaria, localizada nas traseiras do edifício : “Nesta zona da cidade a tipologia mais frequente das habitações são os T0 e T1, apartamentos que muitas vezes não garantem aos habitantes condições para tratarem da sua roupa e isso levou-me a aproveitar essa oportunidade de mercado”.

    Atualmente o empresário dedica-se em exclusivo à recuperação e compra de imóveis, mas trabalhou durante muitos anos na construção de fornos industriais, uma experiência que lhe permitiu viajar por todo o mundo. Foi dessas viagens, inspirado pelos sítios onde se alojava, que tirou a ideia de abrir um alojamento local – “decidi aproveitar o edifício onde tinha a lavandaria, que tem boa exposição solar e abrir o King’s Apartments, em outubro de 2019”.

    As seis unidades estão distribuídas entre o rés-do-chão, onde existe um estúdio equipado para receber clientes com mobilidade reduzida, os dois andares intermédios, cada qual com dois apartamentos, localizando-se o último no sótão do edifício, em jeito de suite. Todos permitem a escolha entre duas camas individuais ou uma cama de casal e têm soalho em parquet, uma kitchenette equipada com micro-ondas, frigorífico, placa de fogão, torradeira e chaleira, além de área de refeições com televisão de ecrã plano. As casas de banho são privativas e dispõem de chuveiro e secador de cabelo.

    Desde a abertura do King’s Apartments a vida de Vítor Rei tem sido uma correria – “Recebemos bastantes pessoas que vêm em viagem de negócios; alguns turistas, especialmente brasileiros e espanhóis; além de pessoal docente no IPL, por exemplo”. Não satisfeito, o empresário leiriense deu um remate final ao empreendimento, com a abertura do quiosque no piso térreo do edifício. A King’s Shop vende tabaco, jornais, revistas e souvenirs da região, servindo também de receção aos clientes que ficam nos estúdios, “cada apartamento tem uma fechadura eletrónica que permite um check-in totalmente autónomo, mas desta forma oferece-se um acompanhamento pessoal que as pessoas preferem”, adianta o empresário leiriense que é um dos novos intervenientes no processo de revitalização do centro da cidade.

    As reservas podem ser feitas através das plataformas Booking a Airbnb.