Leiria está no Top 4 dos melhores distritos para viver em Portugal


Escrito por:

Linda Leiria, linda Leiria, estamos de parabéns! A Imovirtual perguntou aos Portugueses quais os melhores distritos para morar e Leiria conquistou um glorioso quarto lugar.

Em avaliação estavam todos os 18 distritos e o inquérito pediu a 14.998 portugueses que julgassem o distrito onde viviam de acordo com 12 factores: Segurança, Limpeza, Qualidade do Ar, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Estabelecimentos de Ensino, Espaços de Saúde, Custo de Vida, Acessos e Estacionamento.

O veredicto não deixou dúvidas e indicou os cinco distritos com melhor qualidade de vida (por ordem): Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Leiria e Braga; e também os cinco piores: Setúbal, Santarém, Portalegre, Bragança e Beja – que, no fundo da lista, leva o lugar perdedor.

É ainda de destacar que a nível de Segurança os inquiridos atribuíram os piores lugares à capital (que também registou notas baixas na categoria de Estacionamento) e ao Porto e Setúbal, que apresentaram os piores resultados nessa categoria.

Numa escala de 1 a 5, e sem apresentar grandes desníveis nas pontuações das diversas categorias, Leiria conquista uma segura classificação geral de 3.29, à qual temos a liberdade de acrescentar a afirmação: é tão bom viver cá!

 

Texto: Marta Lopes
Foto: Teresa Neto