ALERTA HIDRATAÇÃO!


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A pensar no seu bem-estar e porque nos preocupamos consigo, conversámos com a nutricionista Ana Filipa Alves que nos deu umas dicas sobre um tema muito importante: a hidratação.

Com a chegada do calor, o aumento da temperatura faz com exista uma maior perda de água corporal.

Quando a reposição de líquidos perdidos não é realizada devidamente, há uma diminuição da percentagem do nível de água corporal que, para que todas as funções fisiológicas possam ser desempenhadas da melhor forma, devem estar compreendidas entre os 60% a 70%.

 

Segundo Ana Filipa Alves, esta reposição deve ser feita a partir de água, no entanto, se tiver dificuldade na ingestão da mesma poderá optar por infusões ou chás (sem adição de açúcar). A ingestão mínima diária recomendável deve ser de 1,5L a 2L.

Uma outra sugestão passa por optar por fruta fresca, vegetais, sopa, sumos naturais de fruta e leite.” No entanto, deixa o alerta que nada substituí a ingestão de água.

Os refrigerantes e sumos industrializados devem ser evitados. Para além de aumentarem o risco da obesidade e diabetes, provocam uma maior sensação de sede. O consumo de álcool deve também ser evitado uma vez que irá provocar exatamente o contrário do pretendido e ajuda desidratar.

Para evitar a desidratação recomenda-se o consumo de água, chás e/ou infusões ao longo do dia, mesmo quando a sensação de sede não está presente.