7 Concertos a não faltar esta semana


Esta semana Leiria recebe uma variedade de estilos e bandas imperdíveis. Desde a música evangélica, ao metal, à Soul Music e ao jazz experimental. Mais uma semana boa música que não vai querer perder.

 

  • Harlem Gospel Choir 21h30 – Teatro José Lúcio da Silva // 27 de novembro

Um dos mais famosos coros evangélicos vem a Leiria ao Teatro José Lúcio da Silva. O Harlem Gospel Choir é proveniente do Harlem em Nova Iorque e a sua história remonta a 15 de janeiro de 1986. O fundador, Allen Bailey, encontrava-se num jantar de celebração do aniversário de Martin Luther King Jr. e teve a ideia de formar um coro. Mais de 30 anos depois o Harlem Gospel Choir é um dos mais reconhecidos coros evangélicos e da sua história fazem parte atuações para presidentes dos Estados Unidos (Barack Obama e Jimmy Carter) para o Presidente Nélson Mandela, para o Papa João Paulo II e ainda para a Assembleia Geral das Nações Unidas. Os bilhetes custam 25 euros e até ao momento já só está disponível o segundo balcão do teatro. Esta é uma oportunidade de luxo para assistir a um espetáculo enérgico que não deixa ninguém de cara fechada, uma verdadeira injeção de felicidade!

 

  • Carro de Fogo de Sei Miguel 22h – Centro de Artes das Caldas da Rainha // 28 de novembro
Ensamble O Carro de Fogo de Sei Miguel

Sei Miguel é um trompetista e compositor emblemático da música jazz e experimentalista e neste concerto do Carro de Fogo juntam-se a ele mais oito músicos para nos levar até as extremidades da interpretação musical. Sei Miguel dá cartas em vários estilos mas é no jazz, e especificamente no ensemble Carro de Fogo, que a imaginação fica sem limites e todos os sons são explorados, aproveitados e reaproveitados. É difícil encontrar palavras para descrever o Carro de Fogo de Sei Miguel por isso o melhor mesmo é ir ver por si!

 

  • Soul Train Party DJ Aquino 23h30 – Stereogun // 30 de novembro

Soul Train foi um programa de televisão dos anos 70 cujo foco assentava nos artistas de R&B, SoulHip Hop. Sábado a Stereogun vai ser casa de uma festa inteiramente dedicada ao soul, funk toda essa onda. Com a ajuda do DJ Aquino que, munido de um extenso repertório de música negra, fará a pista da Stereogun rejubilar de alegria. Por isso coloque a sua melhor afro e não perca a oportunidade de dançar com os maiores êxitos da música soul. A entrada tem o custo de 5 euros consumíveis.

 

  • 140 da Filarmónica das Cortes 21h30 – Teatro José Lúcio da Silva // 1 de dezembro 

A Sociedade Artística e Musical Cortesense celebra 140 de existência e, por isso mesmo, apresenta um concerto em que estarão em mostra as suas várias valências, a Filarmónica, a Academia de dança e o Coro. Neste concerto serão apresentados vários estilos, desde originais, arranjos para banda e coro, música popular e pop chegando assim a um vasto auditório. O barítono Manuel Rebelo está também convidado para ajudar à festa. Pode comprar o seu bilhete no Teatro José Lúcio da Silva por 7,50 euros.

 

  • Atrox + Mourning Sun + Collapse of Light 22h – Sterogun // 1 de dezembro

Atrox são uma banda de metal Norueguesa. Desde 1990 que os Atrox se firmaram dentro do género com a sua lírica assentando na psique humana e alguma fantasia. Já foram de doom metal melódico, mais tarde abordaram o gótico avant-garde e o metal progressivo. Vão à Stereogun apresentar o seu sexto álbum de longa duração Monocle, o nono trabalho da banda.

Os chilenos Mourning Sun também estarão na Stereogun. Os Mourning Sun formaram-se em 2013 e caracterizam-se pelos estilos Atmospheric Doom Metal e Metal Experimental. A sua sonoridade presta homenagem à natureza tanto nas letras como nos instrumentais mas também aborda temas mais pesados como a depressão. 

Os Collapse of Light formaram-se em 2010 e são uma banda maioritariamente portuguesa, apenas Natalie Koskinen (finlandesa), não respeita a premissa. De sonoridades assentes no downtempo e na tradução musical de sentimentos pesados e tristes, os Collapse of Light caracterizam-se pela duração das suas musicas tentando exprimir da forma insistente a tristeza, a dor e o pesar. Dentro do espectro do Metal, caem na zona do Atmospheric Doom/Death Metal. 

A entrada para esta noite tem o custo de 10 euros mais consumo de uma bebida. 

Atenção! Esta noite organizada numa parceria entre a Notredame Productions em cooperação com os Mourning Sun e os ATROX serve também para promover o Festival Under The Doom e em género de celebração serão sorteadas entradas para o evento! 

 

Foto: DR