21 Concertos a não faltar esta semana


Escrito por:

Esta semana há concertos para todos os gostos, desde o free jazz ao jazz mais tradicional, passando pelo trance, post-punk new-wave e ainda um concerto de dinossauros do rock português.

 

  • Scorpions + Mada Treku + Arrogance Arrogance 23h – Silos Contentor Criativo (Caldas da Rainha) // 15 de novembro
Scorpions

Calma. Os Scorpions de que falamos não são os alemães. Estes Scorpions são portugueses e são um duo formado por Jaime Norberto e Vítor Lopes. A dupla barreirense é formada por bateria(Vítor) e saxofone (Jaime), que mergulha sem pudores no jazz levando as apresentações ao vivo a serem uma viagem pelo estilo. Para os amantes de jazz este é um concerto imperdível!

Mada Treku é Nuno Loureiro, DJ que aborda a música de dança introspetiva. Com o  EP Learning Exercises on How to Move On, Nuno evoca a intenção de traduzir uma obra audiovisual em expressão sonora, sendo a principal intenção a de retratar o personagem principal do filme Millenium Mambo. A aura negra e pesada do EP tem passagens que relembram o tech house e podemos olhar para este Learning Exercises on How to Move On e, à primeira vista, parece uma obra algo abjeta e confusa. Mas depressa nos apercebemos que é, na verdade, uma mistura de várias fontes e influências e ao deixarmo-nos envolver iniciamos uma viagem introspetiva e envolvente.

Arrogance Arrogance

Arrogance Arrogance é um DJ da cidade do Porto cujos sets inflamam as pistas por onde passa. Tirando influências de géneros como hardcore, footwork e o ghetto Arrogance Arrogance viaja também pelos variados caminhos do mixing, sempre com o seu cunho, mostrando uma entidade muito própria.  

 

  • Vaarwell + Grandfather’s House 23h – Stereogun // 15 de novembro

Margarida Falcão, Ricardo Nagy e Luís Monteiro são os Vaarwell, trio lisboeta a dar os primeiros passos na música internacional. Com algumas bases de lo-fi, mistura de sonoridades eletrónicas e uma voz suave os Vaarwell apresentam-se na Stereogun a propósito do evento Music Export Comference a decorrer no Teatro Miguel Franco sob orientação do projeto Why Portugal – Music Exchange Platform. 

Os Grandfather’s House são também integrantes da iniciativa Music Export Conference e têm showcase agendado na Stereogun. Vindos de Braga, o grupo assenta no rock alternativo também com uma voz suave. Este dia é dedicado a bandas emergentes a fazer por se internacionalizar, é uma oportunidade de presenciar a nova música nacional e, quem sabe, internacional. A entrada é livre!

  • She Past Away + Lebanon Hanover + Selofan 23h – Stereogun // 16 de novembro

A banda turca regressa a Leiria quatro anos depois de ter estado no festival EntremuralhasVolkan Caner e Idris Aknulut formaram os She Past Away em 2005 em Istambul e depressa se afirmaram em  dark-wave/post-punk. Equipados com caixa de ritmos, baixo, voz grave e letras em turco, os She Past Away relembram os The Cure ou os Joy Division e a sua segunda passagem por Leiria não deixará ninguém indiferente!

Os Lebanon Hanover chegam-nos de Inglaterra e trazem à Stereogun o  post-punk e minimal-wave. A dupla composta por William Maybelline e Larissa Georgiou também integrou o alinhamento do Entremuralhas em 2013 com um concerto nas ruínas da Igreja da Pena. Caracterizados por uma sonoridade simples, letras com teor misantrópico e a junção das vozes entoadas com algum desdém, os Lebanon Hanover são um regresso bastante esperado à cidade do Lis!

Vindos da Grécia, os Selofan são Dimitris Pavlidis e Joanna Badtrip. Formados em 2011 em Atenas são também gestores da editora Fabrika Records. Como as outras bandas desta noite, os Selofan também estiveram presentes no festival Entremuralhas do ano passado, atuando na Igreja da Pena. Com quatros álbuns editados, a banda apresenta uma sonoridade electrónica, minimalista e gélida mostrando aquela que foi a transformação da new-wave em dark-wave

Os bilhetes para estes concertos já se encontram esgotados, mas nunca se sabe.

 

  • Friends Gethering 00h – Inapark (Caldas da Rainha) // 16 de novembro

O Inapark nas Caldas da Rainha será palco de uma noite inteiramente dedicada ao trance. No alinhamento estarão os DJ Nymphisis, Psybrain, Cosmoacid, Rafyx, Noname e Souleater, para uma festa que pretende celebrar o trance e as amizades em torno do estilo. A entrada custa 5 euros e o fim está previsto ser às 7h, se tiver, de facto, fim.

 

  • Dapunksportif 23h30 – Stereogun // 17 de novembro

Os Dapunksportif dispensam apresentações. Formados em 2004 contam com 14 anos de estrada, quatro álbuns e um lugar na história do rock português. Ao ouvir a banda natural de Peniche, a proximidade ao stoner-rock é notória tendo como influências bandas como Kyuss, Queens of the Stone Age e Eagles of Death Metal. Para o concerto na Stereogun, os Dapunksportif, além de revisitarem os clássicos, aproveitarão também para apresentar o novo álbum Soundz Of Squeeze’o’phrenia. Este concerto está inserido no warm-up para o Clap Your Hands Say F3st. A entrada custa 5 euros , mais consumo de uma bebida. Não perca esta oportunidade de presenciar uma das míticas bandas de rock nacionais!

  • Francesca Tandoi 16h – Sana Silver Coast Hotel (Caldas da Rainha) // 18 de novembro 

Francesca iniciou a sua carreira musical bastante cedo em Roma, sua cidade natal. Ganhou interesse pelo piano e logo tomou o gosto pelo jazz descobrindo os grandes do estilo no piano, como Oscar Peterson, Phyneas Newborn, Gene Harris entre outros. Depois de uma adolescência rodeada por músicos de jazz, Francesca mudou-se para a Holanda em 2009 e em 2013 formou-se com menção honrosa no Conservatório Real de Haia. Pouco depois ingressou no Conservatório de Roterdão “Codarts” e obteve o seu mestrado. Nesta época teve oportunidade de tocar com alguns dos melhores tocadores de jazz do mundo e conseguiu também viajar o mundo a expressar a sua música. Apresenta-se agora em Portugal, nas Caldas da Rainha, com Miguel Menezes no contrabaixo e Pedro ´Pita´ Silva na bateria, para um concerto que se espera fenomenal. A entrada é livre!

 

  • Paul Jacobs + Bee Bee Sea + Palmers 17h – Texas Bar // 18 de novembro

Paul Jacobs tem incendiado os sítios por onde passa desde há muito tempo, por isso já partilhou o palco com bandas como Pypy, The Demon’s Claws, The Gooch Palms entre outros. O projeto one man band com os seus alicerces no psicadélico e garage rock recentemente juntou ao mix mais três elementos tornando as melodias ainda mais explosivas.

O trio italiano Bee Bee Sea formou-se em 2013 e desde então, com as suas músicas de encher o ouvido, apetrechadas de guitarras agressivas e baixo envolvente têm merecido elogios da crítica e até já tiveram honras de abrir concertos de Thee Oh Sees e Black Lips. Uma descarga de energia e potência sonora que merece a sua presença.

Os Palmers são também um trio, mas este das Caldas da Rainha relativamente recente. Primam pela agressividade sonora, como as bandas desta matiné. Bateria a galope, guitarra e baixo carregados de distorção e a voz com efeitos fazem uma receita de sucesso, para um grupo a dar os primeiros passos para um reconhecimento eminente. Mais uma oportunidade de presenciar o que de novo se faz no nosso distrito.

A entrada custa 8 euros à porta, 6 euros em pré-reserva até 17 de novembro (reservas.yayayeahmusic@gmail.com) e 5 euros mediante apresntação do bilhete do concerto dos Boogarins.

 

  • Joff + Ruod-Rik b2b Ricardo 00h – Clube Musique // 17 de novembro

Joff é um DJ de Braga. Já tem partilhado o palco com outros artistas, como  Carlo Lio, Technasia, Hector Couto, Loco Dice. A participação em eventos como NEOPOP Electronic Music Festival, Private Breakfast LIVE Lisboa são um testamento à qualidade de Joff no manejo da mesa de mistura. Sintetizadores melódicos, kicks fortes, vocais aqui e ali e percussões, são a receita para mais uma noite Exit! A entrada custa 8 euros.

 

Fotos: DR