A Praça Rodrigues Lobo vai ser uma horta gigante durante três dias – e pode comprar hortícolas


O Mercado da Terra vai tomar conta da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, entre os dias 28 e 30 de setembro. A iniciativa, organizada pelo município,  quer incentivar a uma maior valorização do comércio local dos produtos hortícolas, procurando estimular o setor.

A Praça Rodrigues Lobo foi a horta escolhida para a concretização do evento. Assim vai ser transformada a praça, que vai ter em exposição vários produtos hortícolas, que também estarão à venda. Na idade média, era nesta praça que se realizavam as feiras locais,  até à construção do Mercado de Sant’Ana e, posteriormente, do Mercado Municipal de Leiria.

O Mercado da Terra vai incidir muito sobre os mais novos. Mini-Chef por um dia, Espaço de Leitura e Hora do Conto serão algumas das atividades. Paralelamente, outras atividades e workshops inseridos na temática irão fazer parte destes dias de mercado.

Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Leiria, disse, em nota de imprensa, que estas iniciativas são essenciais para “incentivar o consumo de produtos locais e estimular o setor primário do concelho de Leiria”.

O antigo mercado na Praça Rodrigues Lobo

Serão várias as organizaçãoes e participantes envolvidos. De Maria, Viveiros Quinta da Gândara, Karamba Chili, Aromas de Oureana, Ponto Rebuçado, Associação de Apicultores de Leiria, Quintal da Quitéria, Quinta da Sapeira, H2OPlanta e Gil Cabecinhas são alguns dos nomes. Presentes estarão ainda a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e a Inpulsar, que irão promover a gastronomia leiriense através da venda de doces, bolos, licores, café de avó e outros tantos produtos que marcam os sabores da região.

O Mercado da Terra conta ainda com a parceria da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) e do Centro de Emprego e Formação Profissional.

Pode consultar toda a agenda do Mercado da Terra aqui.