Abram alas: vem aí o Leiria Sobre Rodas


Por: Wilson Tavares

Chegou, e este ano vem a fundo. Começa esta quinta-feira, 20 de setembro, às 17h30 o LEIRIA SOBRE RODAS. Está de volta a 5ª edição daquele que já é considerado um dos maiores eventos de exposição de veículos clássicos no país. Impacto? São esperadas mais de 50 mil pessoas junto do estádio Dr. Magalhães Pessoa entre os próximos dias 20 e 23. Novidades? O campeão mundial de ralis e o único Porsche Carrera 6 em Portugal.

O LEIRIA SOBRE RODAS tem tido uma adesão enorme desde a sua criação, em 2013, e este ano estima-se a visita de mais de 50 mil pessoas. Os números falam por si e, apesar de algum público vir de outros pontos dos país, inclusive das ilhas e de outros pontos da Europa, é o evento que mais mexe com Leiria. Um sucesso que tem vindo a acelerar. Com LEIRIA SOBRE RODAS, há um ponto de encontro e uma mini cidade automóvel que urge, durante quatro dias, e reúne colecionadores de veículos clássicos, amantes do desporto automóvel, empresas e vendedores do ramo automobiliário e muitos muitos veículos.

Mas quais são os destaques desta edição? Didier Auriol, campeão mundial de ralis em 1994, vai estar presente. O piloto francês, que realizou mais de 150 provas de rali ao longo da carreira, é um dos convidados principais do evento e promete atrair um vasto público adepto do automobilismo. Também Ricardo Moura, tricampeão de ralis de Portugal, e o campeão de velocidades dos anos 80 Joaquim Santos vão poder ser vistos a fazer manobras no espaço MotorShow. Valter Gomes e Ramiro Fernandes, pilotos da região, também vão marcar presença. Ainda para os mais curiosos, estará em exposição um Porsche Carrera 6, o único exemplar em Portugal.

Veja aqui a formatação do evento.

Segundo a organização do evento, em competição vão estar 70 automóveis junto ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa. O Leiria Motorshow, nome da competição, junta pilotos de várias gerações, mas com uma paixão em comum: os sons dos motores e os carros de competição. O TrackDay, uma das iniciativas deste programa, abre mesmo a pista a todos os veículos e aficionados nos dias 20 e 21. Além do Motorshow, a competição de velocidade e drift, vão estar em exposição cerca de 450 automóveis. Durante os quatro dias, de manhã à noite, o parque de estacionamento do estádio será palco de espetáculos aéreos de drift, um trial de bicicletas e motas, passeios de vespas, veículos clássicos e ainda bicicletas. De forma  a assinalar os 151 anos da Polícia de Segurança Pública (PSP), também vão estar em exposição várias motos e automóveis da força de segurança.

O alargamento do recinto do evento vai ser outra das novidades. Segundo Gonçalo Lopes, vereador da Câmara Municipal de Leiria, “vai ser delimitada toda a zona desportiva” junto ao estádio, onde o parque de estacionamento dará lugar a “diferentes iniciativas”, assim como o interior do estádio.

LEIRIA SOBRE RODAS tem sido um projeto de sucesso, não apenas enquanto evento de lazer, mas como indicador económico para a região de Leiria. Se em 2017 houve um retorno financeiro de 1,5 milhões de euros, este ano poderá ultrapassar esse valor. Valores esses alcançados não só através das bilheteiras, mas graças a setores como a restauração, hotelaria e também transações.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) também se juntou ao evento como um dos parceiros oficiais e será responsável pela conferência “Indústria Automóvel em Portugal”, onde serão abordados temas como a indústria na região, o seu impacto a nível nacional e o surgimento das Auto-Europa em Portugal. Sem ir à boleia de ninguém, o IPL também terá o seu próprio carro em exibição, um veículo de competição construído pelos estudantes.

A entrada é livre esta quinta-feira e nos restantes dias terá um custo de dois euros.