Sidrada: a primeira sidra 100% portuguesa que já conquistou Miguel Esteves Cardoso


Feita no Bombarral, a Sidrada é feita com 100% de maçã portuguesa, produzida segundo processos artesanais.

Nuno Clímaco e Liliana Nóbrega, proprietários de pomares no Bombarral, desenvolveram durante dois anos uma sidra que chegou ao mercado para marcar a diferença.

O projeto surgiu há cerca de três anos e meio. Nuno Clímaco e Liliana Nóbrega, produtores de maçã e Pera Rocha no Bombarral, desejavam aumentar o aproveitamento que provinha da maçã com menor calibre ou com menor coloração. A ideia de criação de sidra, bebida de teor alcoólico e criado à base de maçã, começou a ganhar força quando ambos perceberam o crescimento que esta bebida estava a ter no mercado mundial e nacional. Fizeram um curso de produção de sidra com uma formadora da Galiza e foram-se enriquecendo pouco a pouco com literatura especializada.

A Sidrada, a Sidra do Oeste é caracterizada por ter menor adição de açúcar, gás e mais sumo de maçã, adiantou a equipa da Sidrada à TIL.

Segundo o produtor, esta é “muito diferente das sidras comerciais que se encontram no mercado nacional, logo por se tratar da uma sidra feita totalmente com maçãs nacionais e do Oeste, 100% portuguesas“. Além disso, adianta, a Sidrada é também  feita 100% com sumo de maçãs, enquanto “as sidras comerciais têm apenas cerca de 15 a 20%”. 

O processo de produção começa com a trituração da fruta e depois a prensagem. Segue-se a fermentação e é conservada em barricas antes de ser engarrafada.

No dia 3 de junho, precisamente no Dia Mundial da Sidra, a Sidrada foi distinguida com a medalha de prata, na Feira Nacional de Agricultura, no Concurso os Melhores Produtos Tradicionais de Portugal 2018.

Quem também quis dar o seu parecer sobre esta sidra foi o escritor Miguel Esteves Cardoso na crónica escrita diariamente no jornal Público: “Aqui em Portugal continental já provei uma sidra deliciosamente seca e amaçanada feita no Bombarral pela família Clímaco Pereira. Chama-se Sidrada e é feita com maçãs Royal Gala, Reineta e Granny Smith. É 100% sidra e 100% maçã – e o sabor agradece. ”

Há 2 tipos de sidras Sidrada, utilizando diferentes variedades de maçãs: uma com a maçã Royal Gala (garrafa vermelha) e outra com três variedades: Royal Gala, Granny Smith e Reineta (garrafa verde)

São vendidas em garrafas de 0,33 litros e o preço unitário varia entre os três e dez euros em packs de três garrafas.