Em Leiria, já há uma cervejaria onde é possível petiscar e desfrutar à Beira Rio


Este foi um dos mais recentes espaços que veio dar uma nova vida ao Parque do Avião

A Beira-Rio Cervejaria é uma das mais recentes tendências na cidade. O antigo café Chillout deu, desde maio, lugar a uma nova casa que conjuga o palato com o sabor da natureza a, imagine-se… a cinco metros do rio Lis.

O nome não deixa margem para dúvidas. Margem, talvez apenas as do rio. Do rio Lis. Pois é lá que agora é possível estar com outro gosto. Talvez a comer ou simplesmente a beber uma cerveja com amigos. Um exemplo, diga-se, de que não é preciso viajar muitos quilómetros para uma boa escapadinha de verão.

Carlos Serra e a esposa Maria José são os donos do Beira-Rio Cervejaria.  Aliada à ambição de desenvolverem o próprio negócio, acharam que seria ali, junto às margens do rio e de um avião que por ali aterrou já há vários anos, que a cervejaria poderia ter sucesso.  Sim, o Parque do Avião. Não só um lugar rodeado de natureza, mas também um lugar “estratégico”, disseram à TIL.

A Beira-Rio Cervejaria surge não só como um negócio local, mas também como uma tentativa de dinamizar e “devolver alguma vida” àquele espaço da cidade. Então, à beira-rio, abrem-se as portas de uma cervejaria que convida miúdos e graúdos a saborear. Seja a almoçar, a jantar, ou mesmo a apreciar um pôr do sol, com a paisagem de um dos ex-líbris da cidade de Leiria: o rio Lis.

O Beira Rio tem uma equipa dedicada, elaborando um serviço personalizado ao cliente

Fiéis ao conceito de cervejaria, Carlos e Maria dispõem de uma carta com os mais variados e tradicionais petiscos, a preços “justos e de qualidade”. Desde o camarão panado às moelas e ainda com alguma barriga para jaquinhzinhos fritos, a oferta é bastante diversificada, onde os petiscos são a grande aposta da casa.

Os petiscos variam entre um e cinco euros. Num espaço aberto diariamente, à exceção de terça-feira, também é servido o prato do dia: sopa (do dia) e segundo (carne ou peixe). Mais à noite, além do menu existente, o bife tradicional da vazia e o bitoque são especialidades. Por pessoa, o preço fixa-se entre os 11 e os 13 euros, consoante a bebida que acompanha o prato. As várias marcas de cerveja vendidas são também um diferencial no negócio.

Futebol, cerveja e petiscos. Há alguma junção melhor neste mundo?

O espaço, que foi Chillout durante vários anos, um café bastante frequentado por jovens, deu lugar a um espaço bastante renovado e mais arejado. Este, quase todo envidraçado em seu redor, parece iludir o campo de visão de quem lá entra, onde os clientes quase sentem que toda a natureza e espaços verdes à sua volta quase parecem parte integrante do próprio espaço. A Beira-Rio Cervejaria não dispensa igualmente de um serviço de esplanada que, não só aproxima ainda mais as pessoas do rio, como acentua ainda mais um feeling  de tranquilidade, serenidade e de estar à beira-rio.

Pela primeira vez é possível ir jantar fora ou combinar planos num restaurante tão perto, não só do centro de Leiria, mas sobretudo do rio que atravessa a cidade. A pouco mais de cinco metros de distância do Lis, é possível desfrutar de uma bela paisagem e quem sabe ir mesmo a banhos enquanto se aguarda por uma refeição na Beira-Rio. Para a sobremesa, às quintas-feiras, há ainda a presença assídua de convidados com música ao vivo. E, de quinta a sábado poderá mesmo prolongar-se por lá até às duas da manhã.

Porque não só do Douro nem do Tejo vivem os rios do nosso Portugal, vão uns caracóis e uma imperial à beira do Rio Lis?

 

Texto: Wilson Tavares
Foto: Teresa Neto