Leiria recebe Festival Internacional de Cinema de Turismo


Aquela que é a 11ª edição do festival decorre pela primeira vez na região centro, depois de já ter passado por Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia

 

O Centro de Portugal foi o tema escolhido para receber a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo, também conhecido por Art&Tur E Leiria foi a cidade escolhida para acolher tamanho festival.

Depois das localidades do norte do país (Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia) é a vez da cidade de Leiria representar o festival, entre 23 e 27 de outubro, com exibições dos diversos filmes no Teatro Miguel Franco e no Mercado Santana.

Das várias categorias existentes para este festival, destaca-se a secção ART&TUR Factory. Esta categoria  pretende chamar realizadores a Portugal com o objetivo de filmarem e produzirem pequenos filmes que serão exibidos numa sessão especial do festival. Esses filmes, com durações entre dois a três minutos, serão obrigatoriamente rodados em aldeias do Centro de Portugal integradas nas redes das Aldeias Históricas de Portugal e das Aldeias de Xisto.

Esta decisão também vai ao encontro do tema “Centro de Portugal”.

Para avaliar estes e os outros filmes a concurso e, consequentemente, definir os vencedores, estará um júri internacional composto por 22 elementos de 12 países em três continentes.

 

Fotografia: D.R.